Notícias

Equipe da dengue trabalha na Vila Brizolla e Santa Cruz

  • Publicação: 07/01/2014 15:56h
  • Redator(es): Gil Nunes
  • Release N.º: 16

Foto

Foto: Gil Nunes - SCS/PMI

A Equipe de Controle da Dengue estará essa semana trabalhando na região da Vila Brizolla e Santa Cruz. O coordenador do Programa de Controle da Dengue, Odenir Sanssão Pivetta, informa que o agente estará sempre uniformizado (camiseta branca escrito no bolso VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE INDAIATUBA, crachá e bolsa azul). “No final do ano tivemos denúncia de que pessoas se identificaram como sendo da equipe da Dengue e acessaram uma residência na Cecap e posteriormente o imóvel foi furtado. A vítima informou que essas pessoas não estavam uniformizadas ou portavam crachá, inclusive foi em um dia que não houve expediente na Prefeitura logo os agentes não estavam trabalhando”, informa.

Pivetta salienta que é importante a colaboração da população para que o agente tenha acesso a residência e tome as providências e orientações necessárias para o controle da Dengue. “Mas solicite o crachá, que já deverá estar exposto no uniforme e em caso de dúvida pode ligar para a Vigilância Epidemiológica no telefone 3834-9297 para certificar se a região está sendo visitada pela equipe e se o nome do agente consta no cadastro da Prefeitura”, alerta.

CAMPANHA 2013-2014

O departamento de Vigilância Epidemiológica realizou ao longo do mês de dezembro visitas nos estabelecimentos que comercializam vasos, pratos para plantas e similares, para aplicação da Lei n° 6.197 de outubro de 2013, a qual determina que todos os estabelecimentos que comercializam estes produtos deverão afixar placas em suas dependências com informações de como usá-los adequadamente para evitar que se tornem criadouros de larvas do mosquito da dengue. As placas que se refere esta Lei deverão estar em locais visíveis onde estes produtos estiverem estocados a disposição dos clientes.

A Lei e o modelo da placa estão disponíveis no site oficial da prefeitura para download, no link http://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/vigilancia-epidemiologica/dengue/legislacao/, para reprodução pelo estabelecimento.

A falta de cumprimento das disposições contidas nesta Lei sujeitará o infrator a multa correspondente a 50 (cinqüenta) UFESP’s, que corresponde a R$ 969,50, em caso de reincidência a multa será imposta em dobro.

Também a equipe vem realizando o projeto Patrulha contra a dengue em Empresas, com treinamento dos funcionários quanto à prevenção da doença nos suas dependências.

Já foram enviados 224 ofícios de alerta para as imobiliárias e corretores de imóveis solicitando a fixação de cartazes e informativos para os profissionais da área. O objetivo é orientar os profissionais para evitar situações de proliferação do mosquito em imóveis desabitados para locação e venda. Devido a esses imóveis durante as vistorias feitas de casa a casa estarem fechados houve a opção de conscientizar os profissionais responsáveis pelos imóveis

Também já foram enviados 535 comunicados de alerta para imóveis cadastrados com piscina. No documento há informações de tratamento e limpeza.

A equipe de Combate a Dengue firmou parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba. Está sendo distribuído, aos associados, material com orientações direcionado ao combate de criadouros encontrados em obras.

Todos os laboratórios particulares de analises clínicas do município receberam os protocolos para casos suspeitos de dengue e a necessidade de encaminhar para Laboratório de Referencia. Um dos itens de destaque é a comunicação rápida ao departamento de Vigilância em Saúde para que seja feito o trabalho de prevenção de casos suspeitos e controle de criadouros na área de residência do paciente suspeito de dengue.

E finalizando 17 supermercados da cidade receberam wobblers com lembretes de prevenção da dengue. Wobbler é um material de propaganda utilizado geralmente em supermercados que é colocado nas gôndolas, na altura dos olhos, com o intuito de informar o consumidor sobre as vantagens de adquirir determinado produto. Outra característica do Wobler é que normalmente ele é sustentado por uma haste de plástico transparente (PVC) que é encaixada no perfil porta etiquetas ou por baixo do produto e fica "flutuando" em frente à prateleira.

DICAS DE COMBATE A DENGUE

O controle da Dengue depende da participação comunitária. Faça uma vistoria em sua casa, procurando locais em que o mosquito possa se reproduzir e siga as orientações abaixo:

Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso sempre seco e furado. deve-se adquirir pratos que se encaixem no fundo dos vasos não deixando espaços para o mosquito colocar seus ovos; (verificar antes o tamanho do fundo de seus vasos antes de comprá-los);

Vasos de flores: A água deve ser trocada duas vezes por semana, e o vaso deve ser lavado esfregando-se com uma esponja as paredes para eliminar possíveis ovos que estejam aderidos às mesmas, também lavar as raízes, caules das plantas e flores.

Latas: Devem ser furadas antes de ser jogada fora, para que não acumule água e colocadas em lixeiras tampadas.

Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco, etc) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.

Garrafas vazias: Guardá-las de cabeça para baixo em local coberto.

Bebedouros de animais e aves: Trocar a água todos os dias e lava-los com esponja.

Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto.

Poços, tambores e outros depósitos de água: Devem estar sempre tampados.

Caixas d’água e cisternas de prédios: Devem ser limpas duas vezes ao ano e mantidas cobertas.

Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente.

Lixo Caseiro: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.

Recipientes naturais: (oco de árvores e bambus) os buracos devem ser tampados com cimento.

Brinquedos de crianças: Não os deixe no quintal. Ao final do dia, guarde-os em local coberto.

Bandeja de Geladeira: Encontra-se na parte de trás da geladeira acima do motor, secar uma vez por semana.

Gargalo de garrafas em muro: (cacos de vidros) quebrá-los ou encher de cimento para não acumular água.

Bromélias: Deve ser retirada toda a água de suas folhas e regar sua base na terra, se a planta for muito grande, utilizando uma magueira jogar um jato de água bem forte renovando a água contida entre as folhas duas vezes por semana.


Notícias relacionadas