Prefeito Reinaldo Nogueira prestigia atividades do Circuito 1º de Maio no feriado

Cidade sediará também Prova Ciclística 9 de Julho
06/05/2014 18:04h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) fez questão de prestigiar todas as atividades esportivas preparadas pela Administração Municipal para a população no já tradicional Circuito 1º de Maio, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes no Parque Ecológico no feriado que marca o Dia do Trabalhador. Com arquibancadas lotadas ao longo de todo o dia, cerca de oito mil pessoas compareceram e aproveitaram as atrações em cinco modalidades esportivas simultâneas. Este ano, as novidades foram os jogos de exibição do rugby e as apresentações de slakeline (esporte de equilíbrio praticado sobre uma fita de nylon flexível). O público podia ainda escolher entre as emoções do Campeonato Regional de Skateboard, da Copa Indaiatuba de Bicicross e das baterias da Prova Ciclística 1º de Maio, que reuniu em torno de 800 atletas. Estiveram presentes o deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti e o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia Sandro Coral. Na ocasião, a Prefeitura e a Federação Paulista de Ciclismo anunciaram também que este ano o município sediará a Prova Ciclística 9 de Julho, criada em 1933 pelo jornalista Cásper Líbero e uma das mais tradicionais da modalidade, reunindo em torno de três mil atletas de toda a América Latina. É a segunda vez que a competição acontece em Indaiatuba, que sediou na década de 90 a única edição disputada fora da Capital desde 1933.

Atletas de Indaiatuba se destacam no Bicicross e no Ciclismo

Em baterias acirradas, a 5ª Copa Indaiatuba de Bicicross contou com a presença de 65 pilotos, com 17 baterias classificatórias divididas em 13 categorias. A equipe de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu pódios e pontos para o município, confira:

Categoria Expert 9/10 anos

Pedro Oliveira - 1º lugar

Eduarda Sampaio – 3º lugar

Patrick Souza – 4º lugar

Categoria Elite Men

Giovanni Vieira – 3º lugar

Ricardo Freitas – 4º lugar

Categoria Expert Cruiser 30/49 anos

Marcos Paulo – 4º lugar

Categoria Expert 11/12 anos

André Souza – 2º lugar

Gustavo Crispim – 5º lugar

Categoria Expert 13/14 anos

Luan Sampaio – 3º lugar

Renan Souza – 4º lugar

Categoria Expert 17/24 anos

Vinicius Gama – 3º lugar

Já na Prova Ciclística 1º de Maio a equipe apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes marcou presença entre os cinco primeiros na categoria Senior B, com o 3º lugar de Claudemir Manoel dos Santos, e na categoria Estreantes Speed, com o 5º lugar de Douglas Menegati. Entre as conquistas do município para a modalidade, está ainda o 2º lugar obtido pelo atleta de Indaiatuba Indalécio Lopes Coral na categoria Master C.

Prestação de serviço no evento

Quem acompanhou a programação do Circuito 1º de Maio teve acesso a mais informações sobre o Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação) da Prefeitura Municipal, iniciativa que visa prevenir e combater o uso de drogas. Na Central de Risco, instalada em um dos estandes do programa, era possível inclusive realizar o cadastro de possíveis usuários de drogas. Em complemento, a ação multidisciplinar teve a presença do GOC (Grupo de Operações com Cães), com exibições de adestramento dos animais que divertiu crianças e adultos.

Já no estande do Volacc (Voluntários de Apoio à Família com pessoas portadoras de Câncer e Patologias Hematológicas) o foco era a prevenção dos variados tipos de câncer, bem como o esclarecimento de dúvidas e o fornecimento de informações.

O Circuito 1º de Maio teve o apoio da Guarda Municipal Civil, da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Trânsito e da Aeria (Associação de Esportes Radicais de Indaiatuba).

• Redator(es): Adriana Panzini