Jazz Sinfônica do Estado se apresenta no domingo na Câmara com entrada franca

• Publicação: 26/05/2014 16:07h
  • Redator(es): Adriana Panzini

Foto: Divulgação

A Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo realiza no próximo domingo (1), a partir das 11h na Câmara Municipal, concerto com entrada franca, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Reconhecida por sua excelência e considerada uma das mais importantes do País, nesta apresentação trará sua formação Combo, com a participação de 10 músicos. Informações (19) 3894-1867.

Idealizada pelo músico Arrigo Barnabé em 1989 e formada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, desde janeiro de 2012 a Jazz Sinfônica é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte. É uma orquestra singular pela sua formação sinfônica acrescida de uma big-band. O resultado, também único, explora domínios musicais pouco conhecidos, mas ao mesmo tempo divertidos e criativos. Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos Festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo, que criou o repertório fundamental da Jazz Sinfônica e ajudou a transformá-la numa das poucas com esse formato no mundo. Depois dele, a formou-se uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham para a formação do seu repertório – o grupo produz, em média, 100 partituras por ano e conta com um acervo de mais de 1,4 mil delas.

O tratamento sinfônico para a música popular brasileira - e mundial - é a característica principal da Jazz Sinfônica. Ao longo de sua trajetória, já se apresentou com artistas consagrados como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gonzalo Rubalcaba, Paquito de Rivera e Stanley Jordan. Apresentações descontraídas e lotadas por público fiel que fazem da orquestra referência quando o assunto é a democratização da boa música. Além dos concertos regulares, realiza Concertos Didáticos nos quais oferece a alunos e professores de escolas públicas e particulares a oportunidade de visitar a Sala São Paulo e conhecer de perto a formação da orquestra.

Câmara Municipal de Indaiatuba – Rua Humaitá, 1.167 – Centro