Notícias

Abertura do Indaiatuba Sustentável acontece no Dia do Meio Ambiente

  • Publicação: 29/05/2014 14:31h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 714

Foto

Foto: Divulgação

A abertura do projeto Indaiatuba Sustentável acontece no dia mundial o Meio Ambiente, 5 de junho. A segunda edição do projeto foi aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pela MANN+HUMMEL Brasil. A programação para a população acontece de 5 a 29 de junho com atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural no município para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida. Toda programação será gratuita.

Alunos do 5º ano das Emebs “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura” e “Profª. Maria Nazaré Pimentel já participaram da oficina pedagógica no Bosque do Saber, realizada no dia 23 de maio com 65 crianças. O objetivo foi passar o conceito de fotografia com foco no olhar, além de trabalhar o registro de uma ideia. Na quinta-feira (29) os alunos do Naseja (Núcleo de Assistência Social e Educação de Jovens e Adultos) farão a mesma oficina com 10 alunos de manha e 10 alunos a noite. Na sexta-feira (30) a oficina será de stopmotion com 120 alunos na Emeb “Profª Maria Benedicta Guimarães”.

Promovendo a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade, a programação contempla diversas atividades, como oficinas, fórum de debates, exposição e shows artísticos. A oficina aberta à população será no domingo (8) às 9h no Bosque do Saber junto com o 33º Domingo Ecológico. A oficina visa discutir e apresentar caminhos que contribuam para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia das pessoas, estimulando a criatividade e um novo olhar. A oficina, acompanhada de caminhada fotográfica, será aberta ao público e irá abordar aspectos técnicos e criativos da fotografia. O Oficineiro é Ricardo Lima, jornalista, curador e idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas. A participação gratuita, bas levar uma maquina de fotografia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

LANÇAMENTO DO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL (DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)

05 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

SHOW MUSICAL: HERMETO PASCOAL E ALINE MORENA

O show conta com a voz, o piano, a viola caipira, o violão, a zabumba e a percussão corporal de Aline Morena e o cavaquinho, o piano, a viola caipira, o trompete, as flautas, o berrante, a escaleta e o oito baixos de Hermeto Pascoal, além de um palco recheado de instrumentos alternativos como piscina, bacias, chocalhos de boi, bonequinhos, saia de alumínio, vestido de copos de iogurte.

O público continua fazendo parte do show, cantando com eles melodias sem letra e até a poesia universal criada pelo Hermeto e recitada ou cantada pela Aline. É um show de Música Universal, vai do mais regional ao mais contemporâneo, do complexo ao simples, e vice-versa, misturando diferentes ritmos e estilos com muito bom gosto! O show modifica-se à cada apresentação. É, portanto, repleto de surpresas sonoras, inclusive para eles mesmos, que são espontâneos e intuitivos. Nesse show, o SOM sempre fala mais alto!

Livre. Gratuito.

A retirada de ingressos ocorrerá no CAIEI, dia 05 de junho, a partir das 17h30.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: A NATUREZA DO FOTÓGRAFO

De 5 a 29 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

A exposição fotográfica apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação. Testemunhas das mudanças impostas pelo progresso e do que ainda permanece intocado no nosso planeta, os fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama apresentam 42 imagens impactantes selecionadas por Cristina Veit, que foi, por 13 anos, editora de fotografia da revista National Geographic Brasil.

Livre. Gratuito.

OFICINA E CAMINHADA FOTOGRÁFICA

08 de junho, às 09h, no Bosque do Saber (33º Domingo Ecológico)

A oficina de fotografia tem como objetivo discutir e apresentar caminhos que contribuam para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia das pessoas, estimulando a criatividade e um novo olhar. A oficina, acompanhada de caminhada fotográfica, será aberta ao público e irá abordar aspectos técnicos e criativos da fotografia.

Oficineiro: Ricardo Lima (Jornalista, curador e idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas).

Livre. Gratuito.

FÓRUM DE DEBATES: EMPREENDEDORISMO CRIATIVO E SUSTENTÁVEL

10 de junho, às 19h30, no Bosque do Saber

Conversa com Rachel Negrão, economista, consultora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, e Erick Krulikowski, empreendedor criativo, coordenador das aulas do Empreendedores Criativos do Cemec e Santander.

Profissionais que trabalham com o tema cultura, educação e sustentabilidade. Os especialistas apresentarão o panorama atual dos desafios socioambientais e culturais, apontando experiências e práticas que podem servir de referência para o mercado de trabalho.

Livre. Gratuito.

Rachel Negrão

Economista formada pelo Instituto de Economia da Unicamp; Doutora em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com tese desenvolvida na área de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental aplicada ao caso da Companhia Vale do Rio Doce. É docente aposentada da Unicamp, pelo Departamento de Administração e Política de Recursos Naturais do Instituto de Geociências, onde ainda atua em Educação para a Sustentabilidade, ministrando disciplinas relacionadas à Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Gestão e Política de Recursos Naturais (ênfase em recursos minerais e hídricos) em cursos de pós-graduação e graduação. Administradora Pública (FGV), Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.

Eric Krulikowski

Possui mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Participou do curso de Análise de Empresas e valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Foi gerente administrativo do projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa, sendo responsável pela estruturação do espaço de atendimento ao público, e coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos junto a clientes como Fiat e Nestlé, quando liderou os projetos “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura. Articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, SEBRAE-MG, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa

PALESTRA: NARRATIVAS DO AMBIENTE

Dia 11 de junho, às 19h30, no CIAEI – sala Takashi

Os fotógrafos da exposição João Marcos Rosa (MG) e Érico Hiller (SP) comentam os trabalhos expostos e falam sobre suas aventuras em campo, contando as histórias por trás das imagens. Discutem ainda suas motivações ao escolher temas de conservação, bem como o processo de criação de narrativas visuais.

Os participantes da palestra estarão concorrendo a dois quadros da exposição de fotografias que serão entregues após o período da exposição.

Livre. Gratuito.

SHOW TEATRAL – GRUPO PARLAPATÕES

24 de junho, terça-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI

Parapapá! Circo Musical é o novo espetáculo infantil dos Parlapatões feito em parceria com a Banda Paralela.

Com roteiro de Hugo Possolo, traz diversas canções da MPB que se inspiram no circo, também algumas cantilenas típicas da tradição circense e recupera antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII. O ponto de partida do espetáculo é o CD Circo, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), que foi naquele ano indicado ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. Feito por encomenda da Funarte, o CD traz canções tradicionais e uma narrativa que contava a História do Circo no Brasil.

No espetáculo Parapapá! Circo Musical o mote é outro. As canções fazem a narrativa de uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, ioiôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. Passam por ele, mágicos, malabaristas, trapezistas e acrobatas. Nessa mistura entre sonho e realidade, o Menino ajuda o Palhaço da trupe a conquistar a Trapezista, por quem é apaixonado. Em retribuição o palhaço ensina ao menino como fazer algumas brincadeiras. Mas tudo que é bom acaba, chegando a hora da partida... Será que esse Menino seguirá com o Circo? Ou o Circo seguirá nele?

Livre. Gratuito.

A retirada de ingressos ocorrerá no CAIEI, dia 24 de junho, a partir das 17h30.

SOBRE O INDAIATUBA SUSTENTÁVEL

Paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, política e de prestação de serviços), as cidades devem exercer e desenvolver a formação de todos os seus cidadãos, principalmente, de crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.

Baseado na Carta das Cidades Educadoras, originada no 1° Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990, na cidade da Barcelona; e no Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, o projeto Indaiatuba Sustentável criará espaços para a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação e da cultura no município de Indaiatuba.

Uma plataforma de atividades que atende aos grandes desafios das cidades no século XXI: primeiro, investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Segundo, promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo.

Serviço

Projeto Indaiatuba Sustentável

Realização: Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Sýn Criativa Comunicação e Produções Culturais

Patrocínio: MANN+HUMMEL Brasil

Abertura oficial: 05 de junho de 2014, quinta-feira, às 19h30

Período: de 23 de maio a 29 de junho de 2014

Local: CIAEI - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665

www.indaiatubasustentavel.com.br


Notícias relacionadas