A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Abertura do Indaiatuba Sustentável tem show de Hermeto Pascoal e Aline Morena

Prefeito Reinaldo Nogueira participou do evento
09/06/2014 15:08h


Foto: Giuliano Miranda SCS/PMI
Abertura do Indaiatuba Sustentável tem show de Hermeto Pascoal e Aline Morena

A abertura do projeto Indaiatuba Sustentável aconteceu na última quinta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente. Os participantes puderam apreciar o show de Hermeto Pascoal e Aline Morena, mais a exposição fotográfica ‘A Natureza do Fotógrafo’. A segunda edição do projeto foi aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pela MANN+HUMMEL Brasil e tem parceria coma Prefeitura de Indaiatuba. Cerca de 300 pessoas compareceram ao show.



Esteve presente o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB); o vice-prefeito Dr. Antônio Carlos Pinheiro; a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, Érica Ruesch e os vereadores, Maurício Baroni e Hélio Ribeiro.



Iniciando o evento a secretária de educação disse. “É uma honra termos esse projeto em Indaiatuba que enriquece o dia a dia nas escolas. Agradecemos a Mann Hummel que apoia vários projetos da educação e que patrocina o Indaiatuba Sustentável. Aproveitem as ações do Indaiatuba Sustentável que fortalecem as atividades sócio culturais e sustentáveis de Indaiatuba”, comenta Rita.



Em seguida Érica Ruesch fez uso da palavra. “É uma satisfação patrocinar esse projeto no seu segundo ano e que já faz parte do calendário municipal. Temos a chance de promover o acesso à cultura com a realização deste projeto. A sustentabilidade não e entendida em sua essência por muitos e o Indaiatuba Sustentável vem para mostrar trazemos esse conceito e assim levar a oportunidade para que as pessoas comecem a melhorar as práticas sustentáveis em casa, na escola, na empresa e assim transformar a cidade com pequenas ações cotidianas”, diz a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil.



O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, destacou as ações municipais reverentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “Agradecemos Mann Hummel que faz sua parte no social. Agradeço a participação de todos que participam dos projetos da cidade, hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e realizamos ações como o Indaiatuba Eco que atraiu milhares de pessoal ao Parque Ecológico. Desenvolvemos o Indaiatuba Sustentável junto com a educação, pois assim conseguimos transformar as pessoas para transformar um espaço ou uma cidade em algo cada vez melhor”, salienta Nogueira.



A programação do Indaiatuba Sustentável para a população acontece de 5 a 29 de junho com atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural no município para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida. Toda programação será gratuita.



O show de Hermeto Pascoal e Aline Morena contou com a voz, o piano, a viola caipira, o violão, a zabumba e a percussão corporal de Aline e o cavaquinho, o piano, a viola caipira, o trompete, as flautas, o berrante, a escaleta e os oito baixos de Hermeto Pascoal, além de um palco recheado de instrumentos alternativos como piscina, bacias, chocalhos de boi e bonequinhos. O público fez parte do show, cantando com eles melodias sem letra e até a poesia universal criada pelo Hermeto e cantada pela Aline.



A exposição fotográfica: A natureza do fotógrafo será no Foyer da Sala Acrísio de Camargo no Ciaei do dia 5 a 29 de junho. Apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação. Testemunhas das mudanças impostas pelo progresso e do que ainda permanece intocado no nosso planeta, os fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama apresentam 42 imagens impactantes selecionadas por Cristina Veit, que foi, por 13 anos, editora de fotografia da revista National Geographic Brasil.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO



EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: A NATUREZA DO FOTÓGRAFO



De 5 a 29 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – CIAEI



A exposição fotográfica apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação. Testemunhas das mudanças impostas pelo progresso e do que ainda permanece intocado no nosso planeta, os fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama apresentam 42 imagens impactantes selecionadas por Cristina Veit, que foi, por 13 anos, editora de fotografia da revista National Geographic Brasil.



Livre. Gratuito.



FÓRUM DE DEBATES: EMPREENDEDORISMO CRIATIVO E SUSTENTÁVEL



10 de junho, às 19h30, no Bosque do Saber



Conversa com Rachel Negrão, economista, consultora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, e Erick Krulikowski, empreendedor criativo, coordenador das aulas do Empreendedores Criativos do Cemec e Santander.



Profissionais que trabalham com o tema cultura, educação e sustentabilidade. Os especialistas apresentarão o panorama atual dos desafios socioambientais e culturais, apontando experiências e práticas que podem servir de referência para o mercado de trabalho.



RACHEL NEGRÃO



Economista formada pelo Instituto de Economia da Unicamp; Doutora em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com tese desenvolvida na área de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental aplicada ao caso da Companhia Vale do Rio Doce. É docente aposentada da Unicamp, pelo Departamento de Administração e Política de Recursos Naturais do Instituto de Geociências, onde ainda atua em Educação para a Sustentabilidade, ministrando disciplinas relacionadas à Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Gestão e Política de Recursos Naturais (ênfase em recursos minerais e hídricos) em cursos de pós-graduação e graduação. Administradora Pública (FGV), Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.



ERIC KRULIKOWSKI



Possui mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas da cultura, educação e saúde, com ênfase em planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Participou do curso de Análise de Empresas e valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).



Foi gerente administrativo do projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa, sendo responsável pela estruturação do espaço de atendimento ao público, e coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos junto a clientes como Fiat e Nestlé, quando liderou os projetos “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura. Articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, SEBRAE-MG, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa



PALESTRA: NARRATIVAS DO AMBIENTE



Dia 11 de junho, às 19h30, no CIAEI – sala Takashi



Os fotógrafos da exposição João Marcos Rosa (MG) e Érico Hiller (SP) comentam os trabalhos expostos e falam sobre suas aventuras em campo, contando as histórias por trás das imagens. Discutem ainda suas motivações ao escolher temas de conservação, bem como o processo de criação de narrativas visuais.



Os participantes da palestra estarão concorrendo a dois quadros da exposição de fotografias que serão entregues após o período da exposição.



Livre. Gratuito.



SHOW TEATRAL – GRUPO PARLAPATÕES



24 de junho, terça-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI



Parapapá! Circo Musical é o novo espetáculo infantil dos Parlapatões feito em parceria com a Banda Paralela.



Com roteiro de Hugo Possolo, traz diversas canções da MPB que se inspiram no circo, também algumas cantilenas típicas da tradição circense e recupera antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII. O ponto de partida do espetáculo é o CD Circo, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), que foi naquele ano indicado ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. Feito por encomenda da Funarte, o CD traz canções tradicionais e uma narrativa que contava a História do Circo no Brasil.



No espetáculo Parapapá! Circo Musical o mote é outro. As canções fazem a narrativa de uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, ioiôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. Passam por ele, mágicos, malabaristas, trapezistas e acrobatas. Nessa mistura entre sonho e realidade, o Menino ajuda o Palhaço da trupe a conquistar a Trapezista, por quem é apaixonado. Em retribuição o palhaço ensina ao menino como fazer algumas brincadeiras. Mas tudo que é bom acaba, chegando a hora da partida... Será que esse Menino seguirá com o Circo? Ou o Circo seguirá nele?



Livre. Gratuito.



A retirada de ingressos ocorrerá no Ciaei, dia 24 de junho, a partir das 17h30.



SOBRE O INDAIATUBA SUSTENTÁVEL



Paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, política e de prestação de serviços), as cidades devem exercer e desenvolver a formação de todos os seus cidadãos, principalmente, de crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.



Baseado na Carta das Cidades Educadoras, originada no 1° Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990, na cidade da Barcelona; e no Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, o projeto Indaiatuba Sustentável criará espaços para a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação e da cultura no município de Indaiatuba.



Uma plataforma de atividades que atende aos grandes desafios das cidades no século XXI: primeiro, investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Segundo, promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo.



  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 769

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba