Novas Unidades de Saúde em construção entram em fase de revestimento de paredes

08/07/2014 13:04h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae
Novas Unidades de Saúde em construção entram em fase de revestimento de paredes

Os novos prédios das unidades de saúde de Itaici e da Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap) estão na fase de revestimento interno e externo das paredes. Na Cecap, a construtora também trabalha na cobertura, enquanto em Itaici a unidade nova já está com cobertura pronta. As duas obras somam investimentos aproximados a R$ 2 milhões e contam com convênios do Governo Federal.

A construção do prédio de Itaici, localizado na rua Joaquim Pedroso Alvarenga, nº 5, ao lado do pátio da antiga Estação de Trem do bairro, foi iniciada em dezembro de 2013 e tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2014. O investimento foi de R$ 923.009,46, sendo R$ 400 mil de convênio com o Governo Federal.

O prédio terá 408,13 metros quadrados com cinco consultórios; um consultório de odontologia com três equipes; sala de vacina; inalação; sala de curativos; dispensário de medicamentos; recepção; espera adulto e pediatria; sala de reuniões; copa; almoxarifado; arquivo; coordenação; utilidades; expurgo; vestiários masculinos e femininos e sanitários acessíveis.

Na Cecap, o prédio novo está com a laje concretada e a construtora responsável pela obra trabalha na colocação de caixilhos e também iniciou a parte de reboco das paredes. A construção começou em janeiro deste ano com prazo contratual de conclusão em novembro.

O investimento na nova UBS da Cecap, localizado na rua Vital Barnabé, foi de R$ 1.022.662,56, sendo R$ 800 mil provenientes de convênio firmado com o Governo Federal. O prédio antigo não comportava mais a unidade, por isso foi demolido dando espaço ao novo edifício que terá 692,76m² de área construída, distribuídos em sete consultórios; salas de pré-consulta; vacina; procedimentos; inalação; observação e de assistente social.

A unidade de saúde terá também quatro salas de odontologia; sala de reuniões; de administração; de espera adulto e infantil; recepção; arquivo; dispensário medicamentos; materiais; esterilização; expurgo; almoxarifado; refeitório; copa; sanitários, vestiários e área de serviços.

Os pacientes que eram atendidos na antiga UBS da Cecap, durante a obra são acolhidos na nova UBS do João Pioli, localizada na avenida Manoel Ruz Peres, ao lado do terminal urbano de ônibus.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

Além dos novos prédios, na área da Saúde a Prefeitura também está reformando e ampliando a Unidade Básica de Saúde VII, localizada na rua José de Campos, no Jardim Morada do Sol. O prédio anexo que está em construção já tem laje concretada e a construtora trabalha na parte de alvenaria para a cobertura.

A obra de reforma e ampliação da UBS começou no mês de março, com prazo de conclusão em setembro, e recebe investimentos no valor de R$ 466.874,64.

Além dos novos consultórios de pediatria, o anexo contará ainda com sanitário infantil acessível e sala de espera, totalizando mais 150,50 metros quadrados. As instalações atuais contam com 441,64 metros quadrados.

A reforma da unidade incluiu a substituição do telhado, serviço que já foi concluído em março, assim como a pintura do prédio, que terá salas adequadas e alguns serviços de manutenção em geral.

Localizada na rua José de Campos, 709, a unidade VII começou a funcionar como Atenção Básica em fevereiro. A programação da obra foi feita de forma a não prejudicar o atendimento da população composta por moradores dos Jardins Paulista e Paulista II, Paulistano, Colibris, União, São Conrado e parte do Jardim Morada do Sol.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno