Prefeitura realiza de 15 a 19 de julho a I I Semana da Saúde do Homem

08/07/2014 13:22h

A Prefeitura, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde, realiza de 15 a 19 de julho, a II Semana da Saúde do Homem. O evento objetiva prevenir e conscientizar a população masculina da importância de se cuidar e contará palestras para profissionais de saúde e para a população masculina e ação de Saúde na Praça Prudente Moraes com diversas atividades com atividade física, orientações, aferição de pressão arterial entre outras.

Segundo a coordenadora do Nasf, a Terapeuta Ocupacional Eliana Quilici dados publicados na revista Exame de 2013, uma Pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem, de São Paulo, apontou que 60% dos homens só vão ao médico já com a doença avançada e quando necessitam de intervenção cirúrgica. Isso confirma dados do Ministério da Saúde que indicam que os homens adentram o sistema de saúde por meio de atenção especializada, ou seja, quando já possuem algum tipo de enfermidade, ao contrário das mulheres que costumam buscar mais os serviços da saúde na atenção básica, que tem por foco a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Eliana Quilici cita que entre alguns fatores que envolvem essa resistência dos homens em cuidar de sua saúde estão o medo e o fator cultural, a doença muitas vezes é considerada como um fator de fragilidade que os homens freqüentemente não reconhecem como inerentes à sua própria condição biológica. “Muitos problemas poderiam ser evitados se os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. As doenças mais comuns entre os homens acima de 40 anos são as cardiovasculares e o câncer e boa parte delas são assintomáticas e silenciosas. Por isso, é importante realizar exames preventivos e periódicos”, informa.

“Foi pensando nisso que a Secretaria de Saúde do Município de Indaiatuba/SP, através do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família) está organizando a “II Semana da Saúde do Homem” que será realizada do dia 15 ao dia 19 de Julho de 2014, onde ocorrerão as seguintes atividades interessantes para a população masculina”, destaca a coordenadora.

Programação da 2ª Semana da Saúde do Homem

Dia 15/07/2014, 14h às 17hs no Auditório da Prefeitura Municipal:

Capacitação com os Agentes de Saúde do município

Palestra para Profissionais de Saúde com Caroline Ribeiro de Souza Almeida (Enfermeira pela PUC- Campinas, Pós Graduada em Ergonomia pelo SENAC/São Paulo, atualmente coordenadora do CEREST de Indaiatuba).

Tema: Qualidade de Vida com o palestrante: Fabrício Colli Badino (Cirurgião Geral - Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Oncologista formado pelo Hospital de Câncer de Barretos), Coordenador do Ambulatório de Oncologia de Indaiatuba. Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar de São Paulo.

Tema: O Papel do Agente de Saúde na Prevenção do Câncer.

Dia16/07 quarta-feira – às 18h30

Palestra no CIESP voltado para os trabalhadores - Rua Francisco Lanzi Tancler, 361, Distrito Industrial.

Tema: Câncer: o melhor tratamento é a prevenção com o palestrante: Fabricio Colli Badino (Médico Cirurgião Geral - Cirurgião de Cabeça e Pescoço e Oncologista formado pelo Hospital de Câncer de Barretos. Coordenador do Ambulatório de Oncologia de Indaiatuba. Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar de São Paulo)

Tema: Qualidade de Vida com a palestrante com Caroline Ribeiro de Souza Almeida (Enfermeira pela PUC- Campinas, Pós Graduada em Ergonomia pelo SENAC/São Paulo, atualmente coordenadora do CEREST de Indaiatuba.

Dia 19/07/2014 (Sábado) – das 9h às 13h

Ação da Saúde do Homem – Praça Prudente de Moraes, Centro de Indaiatuba

Profissionais de várias áreas orientarão sobre os riscos das doenças que acometem os Homens.

Secretaria de Saúde: Aferição de Pressão, Cálculo IMC, equipe do CAPS Álcool e Droga, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, equipe da dengue.

CEREST: orientação das Práticas Chinesas (Chiang Gong e Liang Gong), alongamentos e exercícios posturais e prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

Secretaria de Esportes: Orientações da importância da prática de atividades físicas.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini