Urbanismo faz contenção de encostas do Córrego Barnabé no Jardim Morada do Sol

31/07/2014 15:22h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Urbanismo faz contenção de encostas do Córrego Barnabé no Jardim Morada do Sol

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente iniciou na semana passada a obra de contenção de encostas do córrego Barnabé, no Parque Ecológico, entre as pontes das ruas Antonio Angelino Rossi (Rua 80) e Custódio Cândido Carneiro (Rua 58). O objetivo é conter a erosão das encostas e o trabalho deve ser concluído em quatro meses.

O muro com gaiolas de gabião [estrutura de tela de aço galvanizado, preenchida com pedras] evita a erosão que causa o assoreamento do córrego, entre outros prejuízos ao meio ambiente.

Esse trabalho já foi realizado em vários outros pontos do Parque Ecológico. No final de 2012, foi feita a obra de recuperação da encosta do córrego Barnabé, na altura do semáforo do colégio Objetivo. Nesse trecho, o trabalho foi necessário para conter a erosão que estava comprometendo a margem direita do córrego e poderia atingir e danificar os emissários de esgotos instalados no trecho.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno