Projeto Passeios da Memória resgata a história de Indaiatuba com alunos da rede municipal

Casarão Pau Preto é um dos pontos históricos de Indaiatuba
19/08/2014 17:50h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Com o objetivo de proporcionar o resgate da história de Indaiatuba o Projeto Passeios da Memória, que é realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Pró-Memória, leva conhecimento histórico e cultural de maneira dinâmica para os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental, tornando-os naturalmente, multiplicadores da narrativa de Indaiatuba.

Como início do roteiro os alunos visitam o Centro de Convenções Aydil Bonachella, passando também pelo Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto que retornou recentemente ao roteiro, após as reformas, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário. Em cada local do roteiro os alunos recebem informações a respeito da história do município.

Assim, os alunos refletem sobre relações entre histórias vividas, histórias coletivas, história local, história do Brasil, lugares e tempo cronológico, discutindo sobre as semelhanças e diferenças entre a história local e a história do Brasil. O projeto faz parte do material didático das escolas da Rede Municipal. Os monitores do projeto explicam aos alunos a história de cada local visitado e para maior aproveitamento do passeio, os professores consultam e planejam suas aulas de acordo com as orientações curriculares para a disciplina de História.

A professora, Maria Angela Escodro, que acompanha o passeio junto com a professora Maria das Dores Dias Soares Ribeiro, o projeto ultrapassa o conhecimento sobre os pontos históricos. “Além da apresentação dos locais históricos, durante o passeio, conseguimos, contar às histórias que marcaram o dia a dia da cidade antigamente como o crime do Poço e do avião Teco-Teco que foi o primeiro a aparecer na cidade. Contamos algumas curiosidades como, por exemplo, onde foi o primeiro cemitério e os famosos bailes. Acreditamos que, através deste projeto, preservamos a história da cidade, permitindo aos pequenos cidadãos a disseminação da história de Indaiatuba, além da utilização da teoria para a vivência prática, através da criação de um livro”; relata e conclui Maria.

Segundo o superintendente da Fundação Pro-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a educação patrimonial é um dos pilares da Fundação. “Depois de quase dois anos retomamos o Casarão como roteiro dos passeios da memória, atividade feita em parceria com a Secretaria de Educação. A educação Patrimonial é um dos pilares dos novos objetivos da Fundação Pró-Memória, pois acredita-se que, por meio da educação patrimonial, podemos além de despertar a importância da preservação do patrimônio cultural, exercitar a consciência cidadã da comunidade desde cedo, fazendo-os enxergar que também são sujeitos históricos e assim podem contribuir para uma sociedade melhor ativamente”, finaliza.
  • Redator(es): Laís Fernandes