Notícias

Prefeito participa de entrega de próteses dentárias no CEO

  • Publicação: 08/09/2014 14:27h
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 1255

Foto

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O prefeito Reinaldo Nogueira participou no sábado (6) da entrega de próteses dentárias promovido pelo Departamento de Odontologia vinculado à Secretaria de Saúde. A entrega aconteceu no CEO (Centro Especializado em Odontologia) e contou com as presenças dos pacientes e seus familiares, o secretário de Saúde, José Roberto Stefani; o diretor do departamento de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto; o superintendente do Saae Nilson Alcides Gaspar, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Luiz Medeiros, dentistas e equipe do CEO.

O diretor do Departamento de Odontologia explicou que a prótese devolve a qualidade de vida, garante os processos de mastigação e digestão. “Assim garantindo a absorção das vitaminas dos alimentos pelo organismo e com isso fortalece a saúde”.

Custodio informou aos pacientes que as constantes consultas são necessárias para garantir que a prótese seja adequada, pois o trabalho é artesanal. “São várias etapas como moldagens, acertar a mordida e as outras provas necessárias. São bocas únicas e é preciso fazer todos os ajustes”.

Stefani agradeceu a toda equipe do CEO pelo trabalho e pelo profissionalismo no atendimento. Também destacou que a falta de dente torna a vida difícil, a questão da estética e a funcional.

Agradeceu ao Conselho de Saúde e destacou que agora o município, além do Conselho principal a Saúde tem 150 conselheiros locais atuando nas Unidades de Saúde. Informou sobre as novas obras, reformas e ampliações de Unidades e quando o prefeito luta pelo município para dar a população uma melhor qualidade de vida.

Reinaldo Nogueira enfatizou que estes encontros são ótimos para rever os amigos e que gosta de ouvir as opiniões dos munícipes e procurar desenvolver seu trabalho sempre visando melhorar a qualidade vida da população. Destacou a construção de uma obra importante na área de saneamento a barragem do Mirim. “Não sabíamos que íamos ter a crise hídrica e estamos trabalhando há tempos, 4 a 5 anos neste projeto, como desapropriação estudos técnicos necessários para a sua construção. Esta obra vai aumentar a nossa capacidade de reservação de água”.

Foram entregues mais de 100 próteses dentárias, entre totais, parciais e pontes móveis. Os beneficiados com as próteses dentárias do CEO são definidos a partir de triagens realizadas nos consultórios odontológicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde e dos postos do PSF (Programa de Saúde da Família) do município. Ao identificar a necessidade da prótese, o paciente é encaminhado para o CEO, onde são feitos os atendimentos odontológicos considerados de média e alta complexidade.


Notícias relacionadas