Fiec inaugura laboratórios equipados com tecnologia de ponta

01/10/2014 17:00h

Foto: Juliana Wolf
Fiec inaugura laboratórios equipados com tecnologia de ponta

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizou no sábado (27), a inauguração dos novos laboratórios de Enfermagem, Segurança do Trabalho, Nutrição e mais os laboratórios de Tecnologia da Informação, Mecânica e Eletroeletrônica, equipados com 160 novos computadores dotados de uma tecnologia de ponta.

Com a presença do prefeito Reinaldo Nogueira; do vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro; do superintendente da Fiec João Neto; do presidente da Câmara de Indaiatuba, Luiz Alberto Pereira, entre outros secretários, vereadores e empresários, foi realizado uma cerimônia no auditório da unidade, onde teve inicio o evento.

O superintendente agradeceu a todos pela visita e disse que a Fiec trabalha com que há de melhor no mercado. “Minha intenção é que conheçam pessoalmente a Fiec; somos a única escola municipal do Brasil a proporcionar ensino técnico gratuito a todos os alunos do 2º e 3° ano do Ensino Médio da rede estadual, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)”. Enfatizou também que todas as salas de aula possuem ar condicionado, data show e os laboratórios contam com tecnologia de ponta. “Podemos fazer a diferença e fazemos”, encerrou o superintendente. Em seguida os convidados puderam acompanhar um vídeo sobre as ações que a FIEC executa.

Assim que terminou a exibição do vídeo, os convidados se encaminharam para os laboratórios, onde estão instaladas as duas impressoras 3Ds, que servem os cursos técnicos em Mecânica, Automação, Eletroeletrônica, Edificações e Design de Interiores. Depois, foi a vez de conhecerem as novas aquisições em equipamentos, no laboratório de Química, que agora conta com um Fotometro Gasoso e um novo Cromatógrafo Gasoso, usados em análises dos componentes na água, em vernizes, entre outras substâncias.

No prédio do curso técnico de Automação, foi colocado um elevador para o acesso de pessoas com necessidades especiais.

Na unidade II da FIEC, os convidados puderam acompanhar além da inauguração do laboratório de Enfermagem, uma verdadeira aula sobre o boneco Nursing Anne (manequim adulto de corpo inteiro para realização de práticas e procedimentos de enfermagem) que possui equipamento eletrônico e emite sinais vitais, simulando sintomas reais de um paciente hospitalizado. Na ocasião, foi apresentada uma crise de asma, além de mais um boneco de corpo inteiro.

A inauguração do laboratório de Nutrição, equipado com um forno combinado, traz a possibilidade de se criar o curso técnico em Gastronomia, já que a instituição conta agora com mais este laboratório considerado de última geração. Ainda, houve a visitação as duas novas salas de aula construídas na unidade.
  • Redator(es): Pérola Werdesheim