Conselho da Mulher realiza evento dia 25 para lembrar Outubro Rosa

Evento tem apoio da Prefeitura e terá atividades de recreação e saúde
03/10/2014 11:55h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Conselho da Mulher realiza evento dia 25 para lembrar Outubro Rosa

O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Indaiatuba) realizará dia 25 de outubro, das 8h30 às 11h, na área da Raia de Remo (Barco), no Parque Ecológico, a 2ª Manhã de Lazer, para alertar as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para detecção do câncer de mama. O evento contará com atividades de recreação e de saúde e tem apoio das Secretarias de Esportes e da Saúde e do Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba).

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A presidente do CMDM, Maria Aparecida de Souza Gonçalves Pinto, explicou que o evento visa conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de mamografia após os 40 anos. “Neste dia falaremos sobre a importância do autoexame que deve ser feito em todas as idades. Nós temos mulheres importantes em nossas vidas, a mãe, avós, tias, sogra e filhas. Qualquer pessoa pode ser acometida por esta doença. Queremos que as pessoas falem com estas mulheres queridas e questionem sobre o exame de mamografia e o autoexame. Queremos informar que se o câncer de mama for diagnosticado precocemente e tratado no início tem cura na grande maioria dos casos”.

Maria Aparecida explicou que na 2ª Manhã de Lazer, as participantes poderão fazer alongamento, ginástica, zumba e apresentação de dança da Academia Jazz Brasil. Serão feitas avaliações de câncer bucal e câncer de pele; aferição arterial, avaliação física (dados antropométricos), orientação nutricional, agentes da Dengue e a Ong Mais Vida. “Também faremos sorteio de brindes e momentos de beleza com a Nab Perfumaria e a empresa Embeleze”.

O Seprev fará alguns encaminhamentos para exames gratuitos de mamografia para clínicas particulares. Também terá o apoio das Faculdades Anhanguera e Max Planck com o trabalho dos alunos de enfermagem.

MAIS AÇÕES DO OUTUBRO ROSA

A coordenadora do Nasf, Eliana Quilici, explicou que o prédio do Paço Municipal será iluminado com a cor rosa para lembrar o “Outubro Rosa”. As lâmpadas dos holofotes serão trocadas em breve. Também para lembrar a data, no dia 31 de outubro, a partir das 13h às 17h, o Nasf da Secretaria de Saúde promoverá o ciclo de palestras aberto ao público com profissionais de saúde, violência doméstica, direto civil.

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas sobre o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois é compreendida em qualquer lugar no mundo.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini