A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Por volta de 32 mil pessoas passam pela 8ª edição da Feira Literária no sábado

Mais de 12 mil livros foram expostos envolvendo cerca de 20 mil alunos
20/10/2014 16:30h


Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Por volta de 32 mil pessoas passam pela 8ª edição da Feira Literária no sábado

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou no sábado (18) no Pavilhão da Viber, a 8ª edição da Feira Literária, fruto do projeto “Ler Faz Bem”. Com entrada gratuita o evento atraiu um público de aproximadamente 32 mil pessoas, entre familiares dos alunos e visitantes no geral. A Feira acontece uma vez por ano com o objetivo de incentivar a literatura e promover a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula de todas as unidades escolares municipais. Mais de 12 mil livros foram expostos envolvendo cerca de 20 mil alunos.



O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, junto com a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti e o presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira ‘Cebolinha’, participaram do evento. Durante a cerimônia de abertura a proprietária da Nipon Papelaria, Natalia Ohori e a Donária Sanazzaro ofereceram o Prêmio de Incentivo a Leitura Sylvia Sanazzaro para a Emeb “Profª Maria Benedicta Guimarães” e “Creche Profª Lourdes Faleiros Pedro”. O concurso visa criar iniciativas para que pais, estudantes e funcionários se tornem leitores; garantir o acesso a bons livros e criar um ambiente que estimule a leitura; formar uma comunidade de leitores; utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros textuais, autores e ilustradores, iniciando a construção de uma história de leitor e fomentar o gosto pela leitura, em educadores, alunos e comunidade implementando práticas de leitura ricas e diversificadas. O prêmio foi R$ 250 de compra na Nipon Papelaria para cada escola. Também participou da abertura a presidente do Sindivarejista Sanae Murayama Saito.



A secretária de Educação ressaltou a importância da participação da família nos eventos escolares. “É um prazer tê-los aqui no evento, pais, familiares dos alunos e visitantes da Feira. Essa é uma festa da leitura e da escrita que desenvolvemos durante o ano nas escolas municipais. Quero agradecer a comissão organizadora da Feira Literária, pois cada ação realizada aqui foi planejada por pessoas que se importam com isso. Aos pais que estão aqui aproveitem o dia de hoje para ler histórias para seus filhos e iniciar uma prática de ler em casa, é muito importante esse acompanhamento na vida escolar dos filhos para que eles se desenvolvam melhor”, comenta Rita.



O presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira ‘Cebolinha’, falou sobre a importância da leitura. “Quero parabenizar todos aqueles que ajudam e apoiam a Feira Literária da Educação. Uma das minhas grandes paixões é ler, pois lendo viajamos sem sair de casa. Aprendi a conhecer muitas coisas pela literatura. Foi através da leitura que entendi que as pessoas têm possibilidades. Parabéns a esta Feira, aos pais que estão acompanhando e aos professores pelo trabalho realizado que aqui está exposto”, diz Cebolinha.



O prefeito Reinaldo Nogueira também fez uso da palavra. “É um prazer estar aqui e ver que a cada ano nos surpreendemos pelo trabalho apresentado. É importante os pais virem até a Feira Literária para acompanhar o trabalho do filho, isso faz toda diferença para eles. Temos em Indaiatuba uma educação diferenciada e projetos que promovem a leitura como a Feira de Troca de Livros da Secretaria de Cultura. Quero parabenizar todos os envolvidos com a Feira Literária, pois temos que incentivar a leitura, mas não só com as crianças, mas entre os adultos também”, ressalta Nogueira.



Com 45 estandes, a Feira levou a exposição de trabalhos literários de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches. Também teve um estande especial para o setor de tecnologia educacional, onde os participantes puderam conferir todos os equipamentos tecnológicos presentes nas escolas municipais. Outros estandes especiais apresentaram o projeto ‘Africanidade’ e o Pnaic (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) com o trabalho de formação e a aplicação do Pacto. Uma das novidades deste ano foi à exposição ‘No meio do Caminho... Tinha uma Poesia’ do escritor Rubem Alves, em parceria com o Sesc Campinas.



Os alunos da Emeb Wellington Lombardi, Natan Wevilly Amoroso Rosendo e Micael Philippe Amoroso Rosendo estivera na Feira Literária, acompanhados pela mãe, Elivani Amoroso Silva e falaram sobre a experiência de escrever um livro em sala de aula e sobre a exposição desse trabalho. “A Feira Literária é muito boa porque mostra o que já fizemos na escola. Gostei muito de escrever o livro. O meu tem várias histórias, entre elas têm: ‘A historia de cada um’; ‘Desde meu nascimento’ que motra a história da minha vida, mas a história que mais gostei de escrever foi da professora Elisandra, que nos ajudou a escrever o livro”, relata Natan.



Micael escreveu o livro ‘O mistério da montanha’ e descreveu sua experiência. “Essa história me faz muito bem e a professora me ajudou a fazer o livro, gostei muito desse trabalho. O livro fala sobre um garoto que descobre um mistério em uma montanha. Além de escreve o livro na escola eu gosto das aulas de matemática e artes”, conta o aluno do 5º ano.



A mãe Elivani Amoroso Silva se demostrou satisfeita com a educação que seus filhos recebem na escola, além dos meninos, ela têm a filha Deborah Emilly que também é aluna da Rede Municipal. “Com a criação do livro as crianças aprendem a ler mais rápido, tem mais atenção à leitura, e quem sabe ler bem também escreve bem. Meus filhos amam fazer livros e eles fazem até em casa. Incentivo a leitura aos finais de semana, eles pegam livros na escola eu também compro, além de levá-los em exposições de livros. O interesse vem com a disciplina de casa e a escola também ajuda, mas os pais tem que incentivar sempre, pois meus filhos tem contato com os livros desde os 3 anos de idade”, detalha Elivani.



Além da exposição dos trabalhos escolares os participantes apreciaram apresentações especiais das escolas: “Emeb Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist” com Bloco Batu-K@andô e Alegria no Sítio; o coral do Naseja; a “Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha” com a apresentação ‘Pequeno Príncipe’; “Emeb Profª Maria Albertina Berdu” com ‘Indaiatuba Encanta’; “Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães” com a apresentação ‘Peter Pan’ e a Emeb “Prof. Wladimir Olivier” com ‘O cardeno’. Além da parceria com a exposição ‘No meio do Caminho... Tinha uma Poesia’ o Sesc Campinas participou com a apresentação “Pausar”.
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 1483

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba