Saúde alerta para riscos de estocagem de água de forma irregular

Armazenamento indevido de água pode causar proliferação do mosquito da Dengue
23/10/2014 15:22h

Saúde alerta para riscos de estocagem de água de forma irregular

A equipe de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde, alerta para os riscos de proliferação do mosquito transmissor da doença devido a estocagem indevida de água. “Conforme a medida anunciada de rodízio temporário da água adotado pelo Saae as pessoas devem economizar fazendo o uso racional e não acumular água desnecessariamente em seu imóvel, sendo que pode faltar para outros esta parcela de água estocada e também o mais preocupante é correr o risco da dengue e a febre chikungunya”, adverte o coordenador do programa de Controle da Dengue, Odenir Sanssão Pivetta.

A Secretaria de Saúde portanto alerta à população quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti neste período devido à falta de chuvas com o armazenamento de água em baldes, tambores, tanques, garrafas e outros recipientes para consumo diário descoberto ou sem tampa adequada.

O período de maior intensidade biológica do Aedes é entre Outubro à Abril, épocas de chuvas e temperaturas altas que acelera o ciclo de vida do mosquito, que pode ser de sete dias, sendo que o período dos casos confirmados da doença permanece entre janeiro a julho, com maior pico entre abril e maio. “Mas os casos da doença não interromperam a partir de julho na região de Campinas, no Estado e no país e de acordo com essas informações todos os cidadãos devem ficar atentos e colaborar vistoriando uma vez por semana seus imóveis, eliminando todos os criadouros e situações encontradas que podem acumular água que não levará mais do que 10 minutos”, completa.

Todo e qualquer recipiente ou deposito com água para consumo deve estar tampado corretamente para que os mosquitos não depositem seus ovos e ocorra sua proliferação, podendo estar com tampa apropriada, tela mosquiteiro ou sacos plásticos amarrados em sua lateral com cordões de elástico não deixando espaços para o mosquito entrar.

A dengue é uma doença seria e pode matar, também há o risco da introdução do vírus da Chikungunya no município, que já esta em circulação no país, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Portanto, a população deve colaborar em não deixar recipientes depósitos descobertos em seu imóvel e seguir as orientações do uso consciente da água.

Para evitar o risco de uma epidemia de dengue e de falta da água todos tem que fazer sua parte, a população deve seguir todas as orientações fornecidas pela Secretaria de Saúde e Saae. “Dessa forma serão bem sucedidos na eliminação de possíveis criadouros do mosquito em seus imóveis e a água tratada não será desperdiçada, com isso preservando o recurso hídrico, a saúde, a vida de seus familiares e da comunidade local”, informa.

Veja outras orientações de prevenção da dengue em seu imóvel:

Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso bem justo acoplado ao fundo do vaso, o correto é eliminá-lo.

Vasos de flores: A água deve ser trocada duas vezes por semana, e o vaso deve ser lavado esfregando-se com uma esponja as paredes para eliminar possíveis ovos que estejam aderidos às mesmas, também lavar as raízes, caules das plantas e flores.

Latas: Devem ser furadas antes de ser jogada fora, para que não acumule água e colocadas em lixeiras tampadas.

Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco, etc) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.

Garrafas vazias: Guardá-las de cabeça para baixo em local coberto.

Bebedouros de animais e aves: Trocar a água todos os dias e lavá-los com esponja uma vez por semana.

Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto.

Poços, tambores e outros depósitos de água: Devem estar sempre tampados.

Caixas d’água e cisternas de prédios: Devem ser limpas duas vezes ao ano e mantidas cobertas.

Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente.

Lixo Caseiro: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.

Recipientes naturais: (oco de árvores e bambus) os buracos devem ser tampados com cimento.

Brinquedos de crianças: Não os deixe no quintal. Ao final do dia, guarde-os em local coberto.

Bandeja de Geladeira: Encontra-se na parte de trás da geladeira acima do motor, secar uma vez por semana.

Gargalo de garrafas em muro: (cacos de vidros) quebrá-los ou encher de cimento para não acumular água.

Bromélias: Deve ser retirada toda a água de suas folhas e regar sua base na terra, se a planta for muito grande, utilizando uma mangueira jogar um jato de água bem forte renovando a água contida entre as folhas duas vezes por semana.
  • Redator(es): Gil Nunes