Educação realiza culminância do projeto Juízes na Escola na Câmara Municipal

13/11/2014 14:10h

Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI
Educação realiza culminância do projeto Juízes na Escola na Câmara Municipal

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite de terça-feira (11) a Culminância do projeto Juízes na Escola, do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” com cerca de 150 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em parceria com a Conexão Social; Amatra (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho); Sesc e Sebrae.

O projeto foi desenvolvido em setembro quando o Sindivarejista de Campinas e Amatra promoveram as palestras com os juízes do trabalho Dra. Natália Scassiotta Neves Antoniassi e Dr. Bernardo Moré Frigeri os quais responderam aos questionamentos dos alunos referentes à segurança no trabalho e direitos do trabalhador.

Com essa parceria foram disponibilizadas publicações no formato gibi para a escola, que tratam de maneira didática e acessível questões importantes dos direitos e deveres dos trabalhadores. Os alunos nas aulas de Língua Portuguesa, durante o ano leram e debateram amplamente as publicações e colecionaram dúvidas que foram encaminhadas aos juízes do trabalho que responderam no dia da palestra. A intenção foi aproximar os conteúdos das aulas com temáticas relevantes para os alunos, garantindo a funcionalidade do que se aprende e promover a motivação dos alunos em frequentar as aulas.

Esteve no evento o presidente da Câmara dos vereadores, Luiz Alberto Pereira; a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; a presidente do Sindivarejista de Campinas, Sanae Murayama Saito; o representante do Sebrae, José Carlos Cavalcante; o gerente do Sesc Camppinas, Evandro Marcus Ceneviva; a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra XV, Dra. Cristiane Montenegro Rondelli e o Desembargador, vice-presidente administrativo do TRT-15, Dr. Fernando da Silva Borges.

A secretária de Educação ressaltou a importância do projeto para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. “Recebemos pessoas importantes que deram significado ao projeto, o trabalho com os juízes teve extrema importância para trazer o cotidiano à sala de aula, proporcionando um enorme ganho de aprendizagem aos alunos da EJA. Quero agradecer a parceria com o Sindivarejista, com o Sebrae e Sesc. Também agradeço a Amatra pelo projeto elaborado”, fala Rita.

A presidente do Sindivarejista de Campinas, Sanae Murayama Saito, também fez uso da palavra. “Essa é uma noite festiva e de agradecimento ao trabalho da Rede Municipal, pois trabalhando juntos somos mais fortes. Agradeço ao Sebrae e Sesc e principalmente ao programa TJC que nos recebeu com muito carinho. Agradeço também ao trabalho desenvolvido pela secretária de Educação, Rita”, diz Sanae.

A diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra XV, Dra. Cristiane Montenegro Rondelli destacou a importância da troca de experiências entre juízes e alunos, “A educação é um processo contínuo e deve ser estimulada sempre. O TJC é uma ação solidária que leva até a escola a troca de experiência, pois os alunos conhecem seus direitos como trabalhadores e cidadãos e os juízes levam a sensibilidade dos alunos para sua ação profissional. Agradeço hoje a presença de todos que participaram deste projeto”, comenta Dra. Cristiane.

Representando o prefeito de Indaiatuba, o presidente da Câmara, discorreu sobre o assunto. “Vejo vocês alunos buscando conhecimento e informação, fico muito feliz com a iniciativa. É importante ler abundantemente, pois só assim conquistamos mais conhecimento. Sempre ressalto que quanto mais investimos em educação, menos gastos com segurança teremos. Quero parabenizar os juízes que saíram do fórum para ter esse contato com os alunos e participaram deste projeto”, fala Cebolinha.

O programa TJC é uma iniciativa de construção de cidadania encabeçado pela Amatra e atualmente desenvolvido no âmbito da jurisdição do TRET da 15ª Região pela Amatra XV, com apoio institucional do da 15ª Região. Por meio do programa, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da criança e do adolescente, ética e de cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos municípios, de forma a promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.

O professor gestor da Emeb “Profª Áurea Moreira da Costa”, João Carlos Nunes Pereira e a gestora da Emeb “Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro”, Silvia Maria Rodrigues; receberam o certificado de participação do projeto. No final, por meio de uma parceria com o Sesc os alunos presentes puderam apreciar a apresentação do violeiro João Ormond e seus amigos.
  • Redator(es): Laís Fernandes