Prefeito acompanha comemorações do Dia da Consciência Negra nas escolas municipais

Unidades da Rede montaram exposições de trabalhos e apresentações
21/11/2014 15:40h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado quinta-feira (20), foi lembrado nas escolas da Rede Municipal de Ensino com exposições de trabalhos e apresentações culturais. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) assistiu às apresentações, acompanhado da secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e do presidente da Câmara Municipal, Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira (PMDB).

A Lei nº 10.639/2003 alterou a Lei 9.394 /1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.

Conforme informou a secretária de Educação, as escolas realizaram atividades durante o ano letivo sobre a cultura afro-brasileira que resultaram na exposição de trabalhos para a Comunidade Escolar no Dia da Consciência Negra. O objetivo foi fazer uma reflexão junto aos alunos sobre a importância da cultura do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

Na Emeb “Professora Renata Guimarães Brandão Anadão”, os professores realizaram as atividades em sala de aula sobre Africanidade, conforme a sugestão e orientação da Secretaria Municipal de Educação. A Educação Infantil montou um mural de baobás, desenhado pelas crianças; o 1º ano fez um mural com ilustração da lenda “As duas mulheres e o céu”; o alunos do 2º ano, um mural com profissionais afrodescendentes que se destacam na sociedade atualmente; o 3º ano confeccionou cartazes com as principais danças de influência africana; o 4º ano elaborou um Cordel coletivo para ser exposto no mural, e os alunos do 5º ano fizeram um painel com frases que valorizam a convivência em harmonia na diversidade.

Os alunos também realizaram apresentação de brincadeiras folclóricas com as professoras Joice Magnani Oton e Marina Costa, como “Ritmo da Umbigada”, brincadeira utilizando bambus, tradição entre negros e índios; brincadeira de roda; “Cucuriá” que é uma manifestação cultural do nordeste brasileiro influenciada por povos indígenas e negros, que utiliza tambores, ganzá e violas.

O objetivo do trabalho com os alunos, além de conhecer e reconhecer a contribuição da cultura Africana no cotidiano do povo brasileiro, foi de integrar conhecimentos, estabelecer a relação de respeito não só na data comemorativa, mas diariamente, dentro e fora das escolas.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno