Programa da dengue certifica unidades escolares municipais com selo saúde

29/01/2015 14:20h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Programa da dengue certifica unidades escolares municipais com selo saúde

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde informa que os agentes de Controle da Dengue estão realizando trabalhos educativos em várias áreas da cidade. Um dos destaques é o projeto Selo D Saúde que certifica as Unidades da Secretaria de Educação como ambiente livre de dengue. O projeto do selo D, já certificou nove unidades administradas pela Secretaria de Educação até o final de 2014, e retomará em fevereiro os trabalhos de inspeção. Serão visitadas mais 69 unidades, totalizando 78 e certificadas como ambiente livre de dengue.

O médico veterinário e coordenador do Programa de Combate a Dengue, Odenir Sanssão Pivetta, explicou que este projeto reconhece um ambiente saudável para os imóveis considerados de grande permanência e circulação de pessoas com a eliminação dos riscos de proliferação dos mosquitos Aedes aegypti transmissor da dengue. “Os selos serão oferecidos aos imóveis de empresas comerciais, industriais e outros prestadores de serviços, unidades educacionais (Estaduais, Municipais, Particulares, Faculdades, e Creches), unidades de saúde, consultórios e clínicas médicas, hospitais e imóveis públicos de qualquer natureza. O reconhecimento pela Prefeitura com o selo dá maior ênfase, credibilidade e comprometimento para que ocorram ações de forma responsável e contínua, transformando estes seguimentos da sociedade em modelo de gestão na qualidade de saúde”.

Pivetta alerta que a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. “A Organização Mundial da Saúde estima que 2,5 bilhões de pessoas – 2/5 da população mundial – estão sob risco de contrair dengue e que ocorram anualmente cerca de 50 milhões de casos. Desse total, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem em consequência da doença."

As unidades da Secretaria de Educação que já receberam os Selos D Saúde foram as seguintes: Creche Profª Dalva Coltro Denny; Creche “Esmeralda Martini de Paula”, Profª.

Creche José Pavani; Creche “Lourdes Falleiros Pedro”, Profª Creche “Luciana Cândido Carneiro”, Profº Creche “Morivaldo Antônio de Morais”, Profº. Creche “Oswaldo Antonio Tuon”, Creche Pingo de Gente, Creche “Profº. Nízio Vieira” ASSEVIM.

Os interessados na certificação poderão solicitar o agendamentos das vistorias para a contemplação do selo serão através do e-mail saude.combateadengue@indaiatuba.sp.gov.br, telefone 3834-9297 ou 0800-770-770-2, também na própria recepção do Departamento de Vigilância em Saúde localizado na Prefeitura, na Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800, Jardim Esplanada II.

CASOS NOVOS

Indaiatuba tem três casos confirmados da doença em 2015, um caso indeterminado (Alpes Suiços), um importado (Vila Nossa Senhora Aparecida) e um em investigação (Centro) e 12 aguardando resultados. São dois homens e uma mulher maiores de 35 anos que passam bem.

Nos casos da busca ativa, os agentes visitam as casas em oito quarteirões ao redor da moradia paciente, procurando pessoas com sintomas e criadouros, faz a coleta de larvas e quando encontram, faz o controle mecânico (jogam a água fora), quando não conseguem jogar a água colocam cloro.

Os agentes estão trabalhando no Centro, Jardim Adriana, Jardim Morada do Sol, Jardim Califórnia, Jardim João Pioli, Jardim Primavera, Vila Nossa Senhora Aparecida, Jardim Regina, Alpes Suiços, Lagoa Prets, Juscelino Kubstchek e Jardim Santiago.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini