Notícias

Secretaria de Saúde vacina apenas 185 pessoas contra HPV

  • Publicação: 17/03/2015 11:24h
  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 265

Foto

Foto: Arquivo

A Secretaria de Saúde registrou nos primeiros quatro dias apenas 185 pessoas, de 9 a 11 anos, atendidas na Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). O público estimado e atualizado pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) 17 – Campinas é de 4.597 meninas, portanto os números representam 4,02% do total.

O objetivo da vacina HPV é a redução dos casos de câncer de colo de útero e das verrugas genitais. Este é o terceiro tipo mais frequente de câncer entre as mulheres. A vacina no município será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e pólos do Programa Saúde da Família. O objetivo é alcançar as meninas desta faixa etária que ainda não tiveram contato com o vírus. As escolas que tenham interesse em realizar a vacina em suas dependências devem entrar em contato com o departamento de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3834-9016 para agendar a viabilidade técnica.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, explica que vacina contra o HPV é injetável. Outra informação da Diretora é que a Secretaria Saúde também aplicará as vacinas faltantes nas meninas de 11 a 13 que não receberam uma das doses no ano passado. “Basta procurar uma de nossas unidades com a caderneta de vacinação para que os profissionais do local tomem as medidas necessárias para atualização da vacina e do documento”, comenta.

A vacina, que será utilizada no Brasil é Quadrivalente, visa redução de verrugas genitais (condilomas), evidência de maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus, não tem efeito para tratamento, não substitui a realização do Papanicolau, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos de câncer (70%). As pessoas vacinadas continuam necessitando usar o preservativo, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos não oncogênicos (90%). A vacina é bem tolerada e há poucas reações adversas como dores locais, febre e cefaléia.

Os meninos não serão incluídos. Há estudos realizados na Austrália que serão protegidos indiretamente com a vacinação das adolescentes (imunidade rebanho).

O QUE É HPV

O HPV é nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

Confira os endereços das UBS e PSF – obedecendo sempre os horários das salas de vacina de cada unidade.

Hospital Dia – Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança

UBS IV, Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol

UBS V (Itaici) - Rua Amadeu Tachinardi, 74, Itaici

UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio, Vila Teler

UBS X Jardim Califória - Rua Basílio Martins, Jardim Califórnia

UBS XI João Pioli, Avenida Manoel Ruz Peres, Jardim João Pioli

PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá

PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo

PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi

UBS Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, Jardim Morada do Sol

PSF Jardim Brasil, Rua Lourenço Martins do Amaral 241, Jardim Brasil

PSF Jardim do Sol, Rua Domingos Casa Grande, 107, Jardim Mercedes

PSF Itamaracá, Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá


Notícias relacionadas