Prefeito inaugura Centro Especializado de Saúde no Jd. Morada do Sol

Unidade atenderá todos pacientes pós cirurgia de ortopedia
25/05/2015 16:16h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito inaugura Centro Especializado de Saúde no Jd. Morada do Sol

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), inaugurou na manhã de segunda-feira (25) o Centro Especializado de Saúde, no Jardim Morada do Sol. O novo espaço funciona no antigo prédio do Mini Hospital, que foi reformado e já atende serviços de ortopedia pós-cirurgia, Endoscopia, Colonoscopia, Serviço de Atenção Domiciliar, Serviço de Acupuntura, Medicina Homeopática. O espaço abriga o serviço de Radiologia Ambulatorial e o posto de coleta de exames e no andar térreo o Centro de Odontologia Guilherme Cibin. O endereço é na rua Júlio Pereira de Blum, ao lado da UBS IV, Jardim Morada do Sol e funciona das 7h às 17h.

A inauguração contou com as presenças dos secretários de Saúde, José Roberto Stefani e de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone; do presidente da Câmara Luiz Alberto Cebolinha Pereira; dos vereadores, Luiz Carlos Chiaparine, Hélio Ribeiro, Mauricio Baroni e Antônio Sposito Júnior (Toco da Croissant), além do presidente do CMS Luiz Medeiros, a coordenadora do Patrícia Zanetti e profissionais do Centro e representantes da Secretaria de Saúde e após o descerramento da placa, foi oferecido um café da manhã aos pacientes.

Reinaldo destacou a satisfação em entregar mais um serviço de saúde para a região do Jardim Morada do Sol. O espaço já faz, há quase um ano, cerca de 1.200 coletas de sangue por mês. “O serviço de ortopedia que começou semana passada já atendeu 200 pessoas. O atendimento ortopédico no Centro vai desafogar o PS do Haoc. O paciente do pós-operatório ficava aguardando no PS com acompanhante, então sempre parecia que sempre havia muitas pessoas para receber atendimento. Com a descentralização, o paciente virá com dia e horário agendado”.

O prefeito informou que em breve anunciará mais uma grande obra em parceria com o Hospital Augusto. “Construir um hospital é fácil, mas o custeio para mantê-lo é muito difícil. Vamos crescer com os pés no chão e dentro do que o nosso orçamento suporta”.

Stefani ressaltou a administração sempre buscam oferecer serviços de saúde para a população onde há maior demanda e que facilitem o acesso. “Os novos serviços do Centro foram planejados pela equipe e buscou melhorar o atendimento. Tirar o paciente pós-cirúrgico da UPA e do Haoc e como isso abrimos mais espaços no Hospital Dia”.

ATENDIMENTO

O serviço de ortopedia será apenas para pacientes pós-cirúrgicos. Eles serão encaminhados para o para acompanhamento. São pacientes da rede que fizeram cirurgia e não precisam usar o serviço da UPA ou PS do Haoc. Visa dar maior comodidade aos pacientes de ambulatórios. No local tem um sala de gesso, com um técnico, curativos e enfermeira e um médico ortopedista.

O Centro terá a capacidade de atender 40 pacientes de ortopedia agendados e com encaminhamentos. Já os serviços de Colonoscopia e Endoscopia serão realizados 35 por semana e priorizados os casos de urgência. A Saúde também deverá implantar o serviço de Oncologia no local uma vez por semana para facilitar o atendimento dos pacientes da região do Jardim Morada do Sol para evitar o deslocamento até o Hospital Dia na região central.

Após a reforma e implantação dos serviços, compra de móveis e equipamentos, a transferências de mais especialidades para o local, o total de investimento final será em torno de R$ 90 mil.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini