UBS II da Cecap deverá começar atender população em junho

Informação foi dada pela assessora durante reunião do CMS na Câmara
26/05/2015 11:49h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
UBS II da Cecap deverá começar atender população em junho

A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap) deverá abrir as portas para atender a população da região no início de junho. A inauguração está prevista para o final junho de 2015. A informação foi dada pela assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde realizada dia 21 de maio na Câmara Municipal. A UBS II está em fase de instalação de móveis e equipamentos e também formando as equipes de agentes de saúde que atuarão no local, além da contratação de outros profissionais.

Segundo Graziela, no final de maio, os agentes comunitários da UBS II, que estão recebendo treinamento, começarão a trabalhar com a população local fazendo o cadastramento.

Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde outros assuntos estavam em pauta como a prestação de serviços de hemodiálise, campanha de vacinação, casos de dengue e Conferência Municipal de Saúde.

A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Medeiros, que fez apresentação sobre a necessidade da implantação de UTI pediátrica em Indaiatuba. Ele explicou que a discussão se faz necessária e informou que Indaiatuba tem 23 leitos de UTI adulto, sendo 19 para SUS e as demais convênios, tem UTI Neo, mas não tem UTI pediátrica.

O presidente informou que na região de Campinas, apenas três cidades tem UTI pediátrica (Campinas, Limeira e Sumaré) e das 45 cidades DRS VII, apenas nove tem leitos de UTI Pediátrica, 51 leitos no total.

O médico e conselheiro Marco Antônio Barroca explicou que o Hospital têm projeto de implantar duas UTIs pediátricas de retaguarda até a criança ser transferida para uma vaga na região.

A médica e auditora da Saúde, Maria Lúcia, informou que antes da habilitação de um serviço de alta complexidade, o município precisa custeá-lo durante um ano, após este período o Ministério da Saúde faz a liberação e para a implantação e manutenção de um leito de UTI, o valor é de R$ de 330 a R$ 350 mil mensal.

Durante a reunião, teve informes sobre VI Conferência Municipal de Saúde; informes gerais Vigilância em Saúde, notícias da sobre Dengue em Indaiatuba e região e por último a campanha de vacinação da Influenza.

Nova Unidade

A obra de construção do novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada na Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap) está concluída. O investimento na obra foi de R$ 1.022.662,56, sendo R$ 800 mil provenientes de convênio firmado com o Governo Federal.

Conforme informou a Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, o prédio antigo localizado na rua Vital Barnabé não comportava mais a unidade, por isso foi demolido dando espaço ao novo edifício que tem 692,76m² de área construída. As novas instalações da UBS possui sete consultórios; salas de pré-consulta, vacina, procedimentos e inalação, além de salas de observação e de assistente social.

O prédio ainda conta com quatro salas de odontologia; sala de reuniões; de administração; de espera adulto e infantil; recepção; arquivo; dispensário medicamentos; materiais; esterilização; expurgo; almoxarifado; refeitório; copa; sanitários, vestiários e área de serviços. Os pacientes que são atendidos na antiga UBS da Cecap são acolhidos na UBS do João Pioli, localizada na avenida Manoel Ruz Peres, ao lado do terminal urbano de ônibus, até que a Prefeitura possa iniciar o atendimento no prédio novo. Na UBS serão atendidos pacientes dos bairros Cecap I, Cecap II, Cecap III, Jd. Adriana, Jd. Rêmulo Zoppi, Jd. Nely, Jd. Pompéia, Jd. Regina, Jd. Monte Verde, Jd. do Vale I, Jd. do Valle II, Jd. Recanto do Vale, Jd. Alice, Jd. Bom Princípio, Jd. São Francisco, Jd. Renata, Vila São José, Parque das Nações, Jd. Portal do Sol, Residencial Vila das Palmeiras e Residencial da Lagoa.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini