A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Peças infantis gratuitas em Indaiatuba são opção de lazer para criançada

Maracujá Laboratório de Artes traz produções nos dias 10, 11 e 12 no Ciaei
01/06/2015 16:56h


Foto: Divulgação
Peças infantis gratuitas em Indaiatuba são opção de lazer para criançada

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o grupo teatral Maracujá Laboratório de Artes traz a Indaiatuba em junho três espetáculos infantis gratuitos para a diversão da garotada na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei: “Rabisco – Um Cachorro Perfeito” no dia 10, “O Buraco no Muro” no dia 11 e “E.Terra” no dia 12, sempre às 19h. As apresentações fazem parte do ProAc de Circulação Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e têm classificação etária livre. Informações (19) 3894-1867.



Sinopse das peças



Rabisco – Um Cachorro Perfeito



O espetáculo conta a história de Rabisco, um cãozinho desenhado por um menino que, após ganhar vida e sair do papel, não é aceito por seu criador por não ser tão bonito quanto este gostaria. Abandonado, Rabisco foge e passa por inúmeras aventuras em um grande centro urbano, na busca por um desenhista que dê ao garoto o desenho de um belo cachorro. Depois de muita procura, finalmente consegue seu intento e entrega ao menino a "obra prima". Este último, sensibilizado, finalmente reconhece o valor de Rabisco e o aceita como ele realmente é. Para contar sua história, o Maracujá Laboratório de Artes utiliza técnicas de teatro de animação como live animation (uma cinema feito ao vivo), teatro de sombras e teatro físico em uma mistura de linguagens incomum. Autor: Michele Iacocca. Concepção e direção: Sidnei Caria. Assistência de direção: Camila Ivo e Lucas Luciano. Elenco: Sidnei Caria, Lucas Luciano, Camila Ivo e Eder dos Anjos. Duração 50 minutos.



O Buraco do Muro



Três crianças vidradas em internet (e completamente avessas à leitura) de repente começam a receber misteriosas mensagens em seus celulares. Elas falam de um tesouro perdido, escondido atrás de um muro...Curiosos e dispostos a encontrar as riquezas prometidas, os meninos resolvem atravessar “o buraco do muro” e se deparam com um monte de objetos velhos, roupas, bonecos, adereços empoeirados... E diversos livros! As pistas enviadas via celular continuam chegando e vão convencendo as crianças de que, para encontrarem o tão sonhado tesouro elas devem ler diversos clássicos da literatura (como Moby Dick, Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote). Aos poucos, misturando bonecos, objetos e brincadeiras, elas deixam sua imaginação levá-las pelas histórias...Por fim, depois de muitas confusões e brincadeiras, fica claro que o grande tesouro, na verdade, eram o prazer proporcionado pela leitura e a riqueza trazida pelo teatro e pela imaginação. Argumento: Sidnei Caria, Silas Caria, Camila Ivo, Lucas Luciano e Eder dos Anjos. Concepção e dramaturgia: Sidnei Caria. Direção: Sidnei Caria. Criado durante o processo colaborativo de Sidnei Caria, Lucas Luciano, Eder dos Anjos, Ana Paula Perche e Ronaldo Liano. Elenco: Lucas Luciano, Eder dos Anjos e Ronaldo Liano. Duração 55 minutos.



E.Terra



Uma família de extraterrestres espera conseguir se mudar para o planeta Terra. Para que isso ocorra, porém, eles têm que passar por uma prova que mostre que eles têm conhecimento do que é ser humano. Essa prova consiste em mostrar a um instrutor várias situações vividas por famílias terráqueas, que acabam levando os alienígenas a se questionarem sobre suas próprias contradições na forma como educam suas crianças. Em cena, o Maracujá Laboratório de Artes se torna uma banda (com instrumentos tocados pelos próprios atores) e utiliza técnicas como projeções, sombras e teatro físico, aprofundando as pesquisas já desenvolvidas nos trabalhos anteriores. O espetáculo acaba de fazer sua pré-estreia e no momento, buscamos um espaço que contemple sua estreia. Autor e diretor: Sidnei Caria. Criado durante o processo colaborativo de Camila Ivo, Eder dos Anjos, Lucas Luciano, Ronaldo Liano, Sidnei Caria e Silas Caria. Atores: Camila Ivo, Lucas Luciano, Ronaldo Liano e Sidnei Caria. Duração 50 minutos.



Sobre o grupo



O nome Maracujá Laboratório de Artes foi escolhido pelo grupo porque resume sua proposta artística: o maracujá, além de ser conhecido como a “fruta da paixão”, origina-se de uma flor de beleza singular. Estas duas referências, observadas em um pé de maracujá que existia na sede da companhia na época de sua fundação serviram de inspiração para o início dos trabalhos do grupo e hoje representam sua paixão por buscar sempre novas possibilidades. Por isto, sua fruta foi escolhida para nomear a companhia e sua flor tornou-se seu símbolo. As palavras “Laboratório de Artes” reforçam a vontade de seus integrantes de estar em constante pesquisa, experimentando linguagens artísticas que dialoguem com o teatro contemporâneo. Desde sua fundação, há quase oito anos, vem realizando trabalhos artísticos, desempenhando diversas funções relacionadas à criação (como direção de arte e cenografia) para espetáculos de várias companhias teatrais paulistanas, como Pia Fraus, Parlapatões, Cia da Tribo, Le Plat Du Jour, Meninas do Conto, Teatro Natio, Barracão Cultural, Bendita Trupe, Cia. Balagan, Circo Roda Brasil, entre outros, realizando também durante este tempo um contínuo trabalho de pesquisa e treinamento de seus atores em busca de uma obra autoral. O Maracujá Laboratório de Artes foi fundado pelo ator e diretor Sidnei Caria. O grupo foi formado pelos atores e bonequeiros Lucas Luciano, Silas Caria e Tetê Ribeiro, que desde então participam ativamente de suas atividades artísticas e pesquisas. Em 2010, somaram-se aos trabalhos do grupo os atores Camila Ivo e Eder dos Anjos. As experimentações da companhia incluem pesquisas com vídeos, teatro de sombras, música, teatro físico, manipulação e criação de diferentes tipos de bonecos, projeção, entre outras propostas artísticas. Em 2009, além dos trabalhos de cenografia, direção de arte e figurinos, também realizou performances de manipulação de bonecos e live animation em shows musicais da banda Dr Morris e os Vivos e iniciou os trabalhos para a criação de sua primeira produção teatral, que estreou em 2010: Rabisco – um cachorro perfeito. Realizado em parceria com a Pia Fraus e baseado no livro homônimo do premiado autor e cartunista Michele Iacocca, o espetáculo foi indicado em 03 categorias do Prêmio Coca Cola FEMSA 2010 de teatro infantil e jovem.



Serviço



Sala Acrísio de Camargo - Ciaei - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina





Legenda: Rabisco – Um Cachorro Perfeito é um dos espetáculos gratuitos



  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 668

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba