Conselho de Saúde aprova regimento interno da 6ª Conferência Municipal

17/06/2015 15:53h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
Conselho de Saúde aprova regimento interno da 6ª Conferência Municipal

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Indaiatuba, ligado à Secretaria de Saúde aprovou por unanimidade o regimento interno da 6ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada de 25 a 27 de Junho, na Faculdade Max Planck, localizada na avenida 9 de Dezembro, 460, Jardim Pedroso. O tema de 2015 é “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A aprovação aconteceu na última segunda-feira, 15, na Câmara Municipal durante a 8ª reunião ordinária.

O presidente do CMS, Luiz Medeiros, explicou que a Conferência será uma reunião fechada com 210 participantes, sendo 160 delegados com direito a voto e 50 observadores e convidados. A população teve oportunidade de participar durante as quatro pré-conferências realizadas no mês de maio. “O objetivo da conferência é afirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde para a garantia da saúde como direito; mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social do SUS; avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes para instrumentos de planejamento do SUS e; debate sobre as reformas necessárias para ampliação democrática do setor saúde”.

Na etapa municipal, serão eleitos os delegados e delegadas para etapa regional conforme distribuição de vagas pelo Conselho Estadual paritariamente. São oito vagas para usuários, quatro para gestores e quatro para trabalhadores, para etapa macro regional que acontecerá nos dias 5 e 6 de Julho, na FAJ (Faculdade de Jaguariúna), em Jaguariúna.

• Redator(es): Deuzeni Ceppolini