SAÚDE REALIZA ATIVIDADES E MAMOGRAFIAS DURANTE OUTUBRO ROSA

05/10/2016 16:31h

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI
SAÚDE REALIZA ATIVIDADES E MAMOGRAFIAS DURANTE OUTUBRO ROSA

A Prefeitura promoverá diversas ações e oferecerá exames de mamografia durante o mês de outubro, para lembrar o mês Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres e seus familiares sobre a importância do exames de prevenção. A Saúde disponibilizou exames de mamografia por Unidade Básica de Saúde (UBS), para pacientes agendadas com pedido feito por médicos: ginecologista, clinico geral, médico da família.

Os exames serão feitos no caminhão Mama Móvel (equipado com o mamógrafo) e permanecerá na unidade das 8h às 16h, na data agendada. Também haverá palestras e coletas de exames de Citologia Oncótica. As Unidades Básicas estão preparando atividades para receber as pacientes.

A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica do município, Fátima Maia ressaltou que o Outubro Rosa, remete à cor rosa que é símbolo mundial, e que representa a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. “Queremos que toda a população participe das atividades nas suas Unidades de Saúde. Cada unidade trabalhará o tema e com atividades variadas. Queremos conscientizar cada vez mais as mulheres sobre a importância de passar por consulta médica todos os anos para fazer os exames preventivos e o exame de mamografia após os 40 anos”.

Ainda haverá atendimentos no dia 8/11, será no PSF Jardim Oliveira Camargo; dia 11/10; PSF Parque Indaiá, dia 15/10 no PSF Itamaracá; dia 17/10 na UBS 09; dia 18/10 na UBS Cecap; dia 19/10 na UBS 07; dia 22/10 na UBS 04; dia 29/10 na UBS Parque Corolla; dia 03/11 na UBS João Pioli; dia 04/11 na UBS 01 no Hospital Dia, 07/11 na UBS Itaici; dia 08/11 no ESF Carlos Aldrovandi; M.I. dia 09/11 no M.I. (Moléstias Infecciosas) do Hospital Dia e dia 11/11 na UBS 10 Jardim Califórnia.

Indaiatuba registrou em 2015, 17 mortes e duas mortes por câncer de útero e em 2016, 18 câncer de mama e dois câncer de útero. Estas mortes são de mulheres da faixa etária de 50 a 59 anos e 60 a 69 anos.

Confira a programação do Outubro Rosa de algumas Unidades de Saúde

Dia 08/10- ESF do Jardim Oliveira Camargo (JOC)

A coordenadora é a enfermeira Edineia Ramos Fernandes do JOC, explicou que dia 08, das 8h às 12h, haverá palestras sobre prevenção do câncer de mama; palestra sobre prevenção do Câncer de colo de útero; coleta de citologia oncótica; e exame de ECG.

Os exames de Mamografia serão realizados das 8h às 16h.

Dia 14/10 - UBSI-1 Hospital Dia

8h30- abertura Dr. Marcelo Pinelli

09h - qualidade de vida e envelhecimento com Dra. Vanessa |M. C. A. R. Gubel

9h40- Alimentos Funcionais para a mulher com a nutricionista Carolina V. L. Vecchi

10h20 Coffee Break

10h45- Prevenção de câncer de colo de útero - Dr. Gabriel C. de alvarenga

11h30 – Câncer de Mama- Dr. Fabricio Colli Badino

Coleta de Papanicolau com livre demanda: as enfermeira Ingrid de Lourdes Espejo Cavacho, Mariana Pavarina Hackmam, Jaqueline Queiroz e Monica Rodrigues.

17h- Encerramento

A coordenadora da UBS I, Mariana Hackman informou que no dia 14, terá também a participação Mama Amiga e o Caminhão Mama Móvel atenderá a UBS I dia 4 de novembro (sexta-feira), pacientes agendadas.

14 a 21 de outubro- ESF Carlos Aldrovandi

A programação do Outubro Rosa da ESF (Equipe Saúde da Família) Jardim Carlos Aldrovandi:

As atividades serão realizadas de 14 à 21 de outubro com coleta de Citologia Oncótica com livre demanda. Haverá palestras sobre Câncer de Mama e auto exame de Mamas no período da Manhã das 9h30 e período da tarde, às 14h.

A enfermeira e coordenadora do ESF, Elizangela Maria de Sordi explicou que serão solicitadas mamografias para as pacientes que estão em atraso ou que ainda não realizaram o exame em 2016. O caminhão Mama Móvel atenderá o bairro no dia 08/11.

15 de outubro no ESF Jardim Itamaracá

A campanha do Outubro Rosa será dia 15, no ESF do Jardim Itamaracá. O caminhão Mama Móvel atenderá das 8h às 16h (exames de mamografia previamente agendados).

A coordenadora do PSF do Jardim Itamaracá Juliana Cardoso Freire informou que na ainda na Unidade com apoio da equipe será oferecido um café da manhã, sorteio de brindes para as participantes e também haverá ação contra dengue.

9h- Palestra com Dra. Rosa - Câncer de mama e útero (Prevenção).

9h30 - Dinâmica com Enfermeira Natali.

10h- Palestra com a dentista Dra. Bruna - câncer x saúde bucal

10h30 - Zumba com Dra. Rosa