Vigilância Epidemiológica orienta população sobre aparecimento de escorpiões

Medidas simples ajudam a afastar o animal do ambiente urbano
19/12/2017 11:35h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Vigilância Epidemiológica orienta população sobre aparecimento de escorpiões

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Indaiatuba tem recebido mais solicitações de vistoria nas residências por conta do aparecimento de escorpiões em alguns bairros da área urbana cidade, alguns relatados, inclusive, nas redes sociais. Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde traz algumas informações e orientações importantes sobre os cuidados necessários para evitar o aparecimento do animal.

Os escorpiões são animais de hábito noturno muito adaptáveis ao meio urbano e, entre a primavera e o verão, seu aparecimento é mais comum, pois, além de ser o período propício para a reprodução, é também quando este aracnídeo sai em procura de insetos como grilos e baratas, suas principais fontes de alimentação. O período mais chuvoso também contribui para o aparecimento do animal, que sai do seu esconderijo em busca de ambientes mais secos.

As espécies mais comuns e responsáveis pelo maior número de acidentes no Estado de São Paulo são o Tityus bahienses (escorpião marron) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo), um dos mais venenosos e que pode se reproduzir por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de acasalamento. Não há desinsetização eficaz contra o aracnídeo, que sobrevive por muitos meses sem alimento e sem água.

Segundo o agente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ulisses Bernardinetti, na natureza estes animais desempenham um papel importante no equilíbrio ecológico, pois são predadores de outros insetos, mas, na área urbana, são necessárias algumas medidas para evitar a proliferação dos escorpiões. “Esses animais se abrigam nos esgotos e também sob entulhos, pedras, madeiras e troncos. Por essa razão é imprescindível que a população colabore mantendo terrenos limpos, gramas aparadas, removendo entulhos próximos às casas e dando a destinação correta para o lixo. Dentro de casa os ralos devem possuir dispositivos de fechamento para que possam ser fechados sempre após o uso, os pontos de energia e telefone devem estar devidamente vedados, assim como os buracos em muros e paredes. É importante também colocar telas nas janelas e vedar soleiras das portas.”, explicou.

Ulisses afirma que, ao avistar um escorpião o ideal é fazer o controle mecânico. “Com o auxílio de uma pá de cabo longo e tomando muito cuidado para que não ocorra um acidente, tente recolher o animal, colocando-o em um balde ou recipiente de vidro, pois ele não consegue subir em superfícies lisas. Em seguida coloque álcool até a imersão, para que ele morra”, orientou.

O veneno liberado por este aracnídeo é mais agressivo para crianças em razão de sua massa corporal menor. Quando ocorre um acidente com escorpião, a vítima deve ser encaminhada imediatamente para um pronto atendimento e, se possível, levar o animal junto para identificação. Em 2017 foram notificados, até o momento, 13 picadas de escorpião em Indaiatuba, todas classificadas como leve e com cura. No caso de dúvidas a população pode entrar em contato pelo telefone 3816-6666.

• Redator(es): Darlene Ribeiro