Prefeito participa da entrega do novo espaço para o serviço de atendimento domiciliar

Sadin tem agora uma sede anexa à Farmácia Unificada, no Cidade Nova
27/04/2018 11:32h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou de um café da manhã para marcar o início das atividades da nova sede do Sadin (Serviço de Atenção Domiciliar de Indaiatuba), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de quinta-feira (26). O novo espaço está instalado anexo à Farmácia Unificada, situada à Rua Regente Feijó, 187, Cidade Nova, e foi construído pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, criada exclusivamente para pequenas obras e reformas da Secretaria de Saúde. A obra, composta por três salas, foi construída com recursos próprios no valor aproximado de R$ 20 mil.

“Fico muito feliz em ver que aqui o trabalho funciona muito bem em razão de uma equipe que atua em conjunto e desempenha um lindo trabalho cuidando com carinho dos pacientes mais frágeis da nossa cidade. Os mais gratos a vocês são os familiares dessas 98 pessoas assistidas pelo Sadin atualmente”, comentou Gaspar.

A secretária de saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, afirmou que o serviço precisava de um espaço adequado. “Este local é um reconhecimento das ações desenvolvidas pelo Sadin nos últimos tempos. Esta equipe dá suporte para os PSF (Programa de Saúde da Família), cuidando dos pacientes mais delicados que carecem de um atendimento adequado e humanizado. O grupo de trabalho está crescendo, assim como a demanda pelo atendimento domiciliar em Indaiatuba. Agora, com um espaço adequado, temos um incentivo a mais para continuar e melhorar ainda mais esse belo trabalho”, comentou.

Segundo o médico coordenador do serviço, Dr. Fabricio Colli Badino, o Sadin está inserido na rede de cuidados continuados de Indaiatuba. “Temos uma relação muito boa com as unidades de saúde, com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e com o hospital, o que facilita muito nossa atuação, pois o trabalho do Sadin dá continuidade ao atendimento médico e hospitalar recebido anteriormente. Temos inclusive uma avaliação muito positiva do Ministério da Saúde com relação ao nosso trabalho, o que nos deixa muito felizes.”, explicou.

Ele afirmou ainda que a retaguarda da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação de Cultura), com os cursos de formação e capacitação de cuidadores de idosos, também têm sido fundamental para a melhoria do serviço. Também estiveram presentes o superintendente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), João Neto, e a vereadora Silene Silvana Carvalini (PP).

SADIN

O atendimento domiciliar existe na cidade há muito tempo, mas foi ampliado há quatro anos, quando a Prefeitura de Indaiatuba aderiu ao Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, criando então o Sadin (Serviço de Atenção Domiciliar de Indaiatuba). Dá assistência atualmente a 98 pacientes acamados, que não podem ou tem dificuldade de se locomover e que têm necessidade de um atendimento especializado. A equipe multiprofissional é formada por 20 profissionais, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e dentista.

O Sadin está situado à Rua Regente Feijó, 187, Cidade Nova (anexo à Farmácia Unificada). O telefone para contato é o 3825-5457.

• Redator(es): Darlene Ribeiro