Caminhada pelos Bons Tratos dos Animais reuniu mais de 1.500 participantes

Evento é promovido por protetores de animais voluntários com apoio da Prefeitura
12/06/2018 10:07h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Caminhada pelos Bons Tratos dos Animais reuniu mais de 1.500 participantes

Pelo sétimo ano consecutivo, o Parque Ecológico se encheu de cores na manhã de domingo para chamar a atenção das pessoas sobre a luta em prol dos animais. A Caminhada Pelos Bons Tratos aos Animais este ano reuniu um público de mais de 1.500 pessoas. O prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou do evento, que é promovido por voluntários protetores de animais com o apoio da Prefeitura.

Durante a Caminhada, Gaspar anunciou que a Administração Municipal está fazendo um estudo para a prestação de um serviço de atendimento emergencial aos animais de rua que estiverem doentes ou machucados. “Esse é um projeto que beneficiará os animais abandonados em Indaiatuba, com uma assistência modelo para cuidados especiais”, explicou.

Na avaliação do cabeleireiro Carlos Roberto Beggo, que é um dos idealizadores do evento ao lado da médica veterinária Franciela Luque, a Caminhada vem atingindo o seu objetivo, que é sensibilizar as pessoas e as autoridades sobre a causa dos animais em geral. “Foi muito positivo, ainda mais que o Gaspar anunciou que em breve teremos novidades sobre atendimento emergencial a animais de rua”, comemorou.

Este ano a camiseta foi um brinde para as pessoas que fizeram a doação de R$ 20,00. Como já é costume, todo o dinheiro arrecadado será revertido ao pagamento de dívidas das Ongs (Organizações não Governamentais) protetoras de animais e também para a compra de ração para cães e gatos.

A parceria de voluntários defensores de animais e a Administração Municipal tem garantido importantes conquistas nos serviços de proteção. Hoje o Centro de Reabilitação Animal, que é mantido pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, oferece serviço gratuito de castração de animais atendidos pelas entidades e também trabalha para a doação de animais abandonados que são recolhidos e tratados no local. A aprovação da Lei que proíbe a soltura de fogos na cidade também é resultado da parceria com a Prefeitura e com a Câmara Municipal. Outra conquista importante foi a criação do Compda – Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Indaiatuba, em 2012.

O comprometimento da Prefeitura com a causa também é refletida em outras parcerias com entidades de proteção animal, como é o caso da Upar (União protetora dos Animais de Rua) e da Anjos de Quatro Patas, que tiveram a concessão de áreas pertencentes ao município para a construção de suas sedes.

O secretário de Urbanismo, Leandro Dias de Souza, e representantes da Câmara Municipal também marcaram presença na Caminhada de domingo, entre eles o presidente da Casa, Hélio Ribeiro, e os vereadores Edvaldo Bertipaglia; Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha; Artur Spindola; Ricardo França e Alexandre Peres.

A Faculdade Max Planck foi uma das parceiras do evento.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno