Festival Internacional de Dança realiza apresentações gratuitas no palco externo

Passo de Arte encerra domingo com Gala dos Vencedores
11/07/2018 16:13h

Foto: Divulgação

A programação do 26ª Passo de Arte Internacional, que acontece em Indaiatuba (SP) desde o dia 6 de julho, segue até domingo, 15, com apoio da Secretaria de Cultura. O Festival realiza apresentações gratuitas de diferentes estilos de dança no palco externo, além da mostra competitiva, que ocorre todas as tardes e noites, no palco da sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), workshops com profissionais renomados, feira de produtos do setor com preços de fábrica e a Gala dos Vencedores na tarde de domingo encerra a edição 2018 do evento.

Além de toda programação, este ano a organização do Passo de Arte, em parceria com a Secretaria de Cultura de Indaiatuba, destinou um espaço para apresentações gratuitas visando a popularização da dança. Por isso, até sexta-feira (13), entre 14h e 16h, e no sábado, 14, das 10h às 18h, o palco externo, que foi montado no Parque Temático, localizado no Parque Ecológico, ao lado do Ciaei, conta com uma programação de apresentações de bailarinos participantes do Passo de Arte e, ainda, de grupos da cidade em variados gêneros.

Ao todo competem em torno de 150 companhias, sendo cerca de 500 solistas no período da tarde e 400 coreografias de grupos na programação noturna, totalizando cerca de 3,5 mil bailarinos, entre brasileiros, paraguaios, argentinos e mexicanos.

COMPETIÇÃO

As coreografias apresentadas estão sendo analisadas e pontuadas por uma comissão julgadora formada por Stela Antunes, Cintia Martin, Amalia Machado, Juliana Garcia, Edy Wilson, Cassi Abranches, Matheus Brusa, Anselmo Zolla, Edson Santos, Jonatam Pikolé, João Wlamir, Beatriz de Almeida, Cicero Gomes, Raul Candal, Iñaki Urlegaza, Luca Masala, Carol Pagano, Sofia Marques dos Santos, Shoko Nejime e Nene.

Os melhores dançarinos são contemplados com troféus, medalhas e premiações em dinheiro, totalizando R$35 mil, além da entrega de dois prêmios Toshie Kobayashi/Só Dança, um ao melhor bailarino da competição e outro à melhor bailarina. Além disso, o júri indicará estudantes e professores para o Passo de Arte MOVE- International Summer Course 2019 com bolsa de estudos integral, e um estudante será agraciado com 100% de bolsa de estudos no Congresso Internacional de Jazz Dance 2019, que acontecerá em Indaiatuba. Os resultados de cada modalidade estão disponíveis no aplicativo Passo de Arte, disponível no Google Play e na App Store.

ENCERRAMENTO

A Gala dos Vencedores acontece no domingo, 15, a partir das 17h, e se iniciará com um momento de homenagem a bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, que faleceu há 10 anos vítima de um câncer, e que muito contribuiu com a dança brasileira e com o Passo de Arte.

Entre outras premiações Satie ganhou, em 1983, o 1º Prêmio Hors Concours no 7º Concurso Internacional de Coreografia em Nyon, na Suíça, com o dueto Shogun. Para homenageá-la esse mesmo dueto será apresentado pelos bailarinos Luis Fernando Pereira Rodrigues, da Estação Cultura de Artes de Porto Feliz, e Jonatas Santana, da IOA de Jundiaí. A direção e ensaios são de Anselmo Zolla. Na sequência se apresentam os primeiros colocados de cada categoria da competição, na Gala dos Vencedores.

Além disso acontece a apresentação do Grand Defilé, uma montagem coreográfica, assinada por Beatriz de Almeida, com a participação de cerca de 150 bailarinos competidores da mostra e para encerrar sobem ao palco novamente os bailarinos e grupos que conquistaram a primeira colocação em todas as modalidades competitivas.

BOLSAS DE ESTUDO

Com a tradição de sempre criar oportunidades para a profissionalização de jovens bailarinos, há 16 anos o Instituto Passo de Arte firma parcerias com escolas internacionais e, nesta edição, os competidores também estão concorrendo a indicações de vagas para concursos e companhias profissionais na Europa.

Uma delas é para o Concurso Internacional de Bailados de Porto, em Portugal, que acontece em abril, e a outra é para o European Ballet Grand Prix de Viena, na Áustria, que ocorre em fevereiro. Outra premiação desta edição do Passo de Arte Internacional é para o Passo de Arte MOVE, um curso de capacitação para estudantes e professores, que acontece em janeiro, em Indaiatuba. Serão ofertadas bolsas de estudo integrais aos primeiros colocados das variações e solos clássicos das categorias Pré, Juvenil, Adulto e Avançado, e 50% de bolsas para os dançarinos das modalidades variações de repertório, solos clássicos e livres que ficarem a partir da quarta colocação.

FEIRA DE PRODUTOS

Durante todo o Festival, das 9h às 21h, o Ciaei sedia ainda uma feira com as melhores marcas de produtos de dança com preços de fábrica, entre elas, Só Dança, Capezio, Evidence, Dança Maria, Danci'n, Nina Lãs, Ponta Firme e Nas Pontas.

Festival Passo de Arte Internacional

Data: 6 a 15 de julho

Local: Ciaei – avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3655, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)

Ingresso: R$50 (inteira) / R$25 (meia ou com doação de um pacote de leite em pó)