Prefeitura realiza seis projetos pedagógicos para alunos da Rede Municipal no Bosque do Saber

Aos finais de semana o Bosque fica aberto para visitação pública
29/01/2019 17:20h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Secretaria de Educação promove seis projetos pedagógicos especiais para alunos da etapa II ao 5º ano. Mais 13 mil crianças, que estudam nas escolas municipais, passam por este trabalho desenvolvido pelos professores da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. O objetivo é reforçar o contato com a natureza, despertar hábitos alimentares mais saudáveis, preservação do meio ambiente, uso consciente da água e conhecer a história do município através de atividades práticas.

Aos sábados, domingos e feriados o Bosque do Saber fica aberto das 8h às 17h para visitação pública. As pessoas podem caminhar pela trilha, estabelecendo contato com a natureza, pode usufruir também dos quiosques de leitura e jogos com acompanhamento de funcionários plantonistas. Possui uma área para alimentação e parquinho para crianças de 4 a 12 anos. Por se tratar de uma área de preservação e um espaço público existem algumas normas de conduta devem ser respeitadas.

Sobre os Projetos

Projeto Semeando / Etapa II

Desenvolvido com o objetivo de incentivar a experimentação de novos sabores e despertar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças. No primeiro momento os alunos aprendem de maneira lúdica como nascem as plantas. Já no segundo momento as crianças participam de uma brincadeira separando os alimentos em “saudáveis” e “não saudáveis”. O terceiro momento é realizado o passeio na trilha onde é explicado sobre o preparo da terra e como fazer a compostagem.

Biodiversidade e Jardim Sensorial / 1º ano

O Biodiversidade, trabalha com uma aula interativa para reforçar o conhecimento sobre seres vivos e não vivos, suas características, sua relação com o meio que vivem e preservação das espécies. Já o Jardim dos Sentidos explora o olfato, tato, audição através de momentos lúdicos. A trilha ecológica aproxima o contato com a natureza, e os alunos são estimulados e conscientizados sobre a importância da preservação e cuidados com o meio ambiente.

Projeto Rota dos Recicláveis / 2º ano

Através de uma parceria com a Corpus, os alunos visitam o Aterro Sanitário e os professores trabalham o processo que envolve a coleta de lixo. Esse projeto visa conscientizar as crianças sobre a importância da separação do lixo em casa e de como podemos contribuir para gerar menos resíduos, promovendo em sua casa e na escola um consumo e descarte mais consciente.

Projeto Trilha das Águas / 3º ano

Neste Projeto os alunos percorrem um itinerário com passagem pelos córregos Belchior e Barnabé, com parada no chafariz para explicações sobre a história dos mesmos. Por último as crianças seguem para o Museu da Água, onde é realizada a trilha com explicações sobre o início da captação, tratamento da água e esgoto de Indaiatuba, bem como da importância do cuidado e do uso consciente da água.

Projeto Passeio da Memória / 4º ano

Os alunos realizam um passeio cultural passando pelos pontos históricos da cidade tais como: Paço Municipal, Câmara Municipal, Shopping Jaraguá (antigo cotonifício), Hospital Augusto Oliveira Camargo, praça Rui Barbosa e Prudente de Moraes. Param no Casarão Pau Preto para escutar as explicações sobre o local e participam de atividades com os monitores. Depois seguem a pé passando pela Casa nº 01, Igreja Candelária e Museu Ferroviário, onde escutam a história da estrada de ferro e da Maria Fumaça em Indaiatuba.

Projeto Sinapses / 5º ano

Em parceria com a Faculdade Anhanguera, os alunos têm a oportunidade de participar de uma aula diferente dentro dos laboratórios da Faculdade, onde aprendem sobre os sistemas orgânicos de maneira prática e investigativa usando microscópios para observação de tecidos em lâminas e observando peças sintéticas que reproduzem órgãos importantes do corpo. Ainda aprendem com a equipe de enfermagem, noções de primeiros socorros.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi