Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre temporada 2019 com obras de Mozart e Beethoven

Concerto acontece dia 15 de março no Ciaei com entrada gratuita
08/03/2019 15:39h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

Abrindo a Temporada 2019, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta duas grandes obras: a abertura da ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a monumental Sinfonia nº. 5, de Ludwig van Beethoven. O concerto acontece dia 15 de março, às 20 horas, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A entrada é gratuita. O concerto é uma realização da Prefeitura Municipal de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura, e da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba.

A Flauta Mágica foi composta em um período muito difícil para Mozart. O compositor encontrava-se com problemas financeiros e a saúde bastante debilitada. A obra estreou no final de setembro de 1791 e se tornou uma grande sensação em Viena, mas Mozart não pôde usufruir desse sucesso, pois faleceu dois meses depois.

A Sinfonia nº. 5 de Beethoven pode ser considerada um dos maiores monumentos do mundo orquestral. Muitas vezes, quando falamos de orquestra, é quase inevitável lembrar daquelas quatro primeiras notas da sinfonia: tan-tan-tan-tan! E são essas quatro notas, tão simples, que não só dão origem, mas permeiam toda a obra. Quando ouvimos a sinfonia, não podemos deixar de perceber que há uma progressão, um caminhar desde o início, absolutamente dramático, até o grandioso final, que parece superar toda e qualquer dificuldade anterior.

De fato, alguns anos antes da composição, Beethoven escreveu a seu irmão dizendo que ao descobrir que estava perdendo progressivamente a audição, pensou muitas vezes em se matar, mas ao final havia resolvido viver para e pela sua música.

NOVIDADES

O maestro e diretor artístico, Paulo de Paula, afirma que neste ano serão ampliados os números de concertos da temporada com programas magistrais para grande orquestra, além de preparar surpresas na série Concertos Especiais. “Vamos atender ao pedido do público e repetir o concerto homenageando a banda Pink Floyd, além de um concerto especial para os jovens com a execução de temas de grandes séries, filmes e games, com um telão projetando imagens, luzes e efeitos. Também faremos mais um tributo a uma das maiores bandas que já existiram. Mas isso ainda é surpresa”, comenta.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba - Abertura da Temporada 2019

Data: 15 de março (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: CIAEI - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 Jardim Regina, em Indaiatuba/SP