Prefeito apresenta projeto de revitalização da Ário Barnabé a comerciantes locais

Principal avenida do Morada do Sol terá projeto de mobilidade urbana
12/03/2019 15:28h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol, será revitalizada. O anúncio foi feito pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) em reunião com comerciantes da avenida, realizada na noite de segunda-feira (11), no Centro Cultural “Ermenegildo Pinto”, conhecido como “Piano”. A revitalização segue um projeto de mobilidade urbana, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e atender de forma adequada as necessidades de condutores de veículos, mas também da população que utiliza a avenida, o que inclui pedestres e ciclistas. Entre as novidades estão a padronização do calçamento em frente aos comércios, com guias rebaixadas, caminhos de piso tátil, passeio de pedestres no canteiro central e toda a acessibilidade necessária.

O investimento na obra é de aproximadamente R$ 5,6 milhões e a previsão é de que os trabalhos sejam iniciados já nas próximas semanas. O prazo de conclusão é de 12 meses.

O prefeito explicou que o projeto foi desenvolvido com foco na mobilidade urbana, na acessibilidade e na segurança dos usuários da via. “Ouvi os comerciantes da Ário e todos reclamavam que a avenida estava feia, escura e faltava áreas de estacionamento. Assumi o compromisso de fazer melhorias no local e estou cumprindo”, justificou. “Como é uma avenida que já está pronta, não tivemos muito espaço para fazer tudo o que gostaríamos, mas vamos conseguir deixar a Ário Barnabé, além de funcional, bem mais acessível. Com as mudanças que estamos propondo, vamos melhorar muito as condições gerais de mobilidade no local”, reforçou.

Além da criação de bolsões de estacionamento que possibilitarão a entrada e saída de veículos com segurança, e área de passeio para pedestres no canteiro central, o projeto de requalificação da avenida inclui adequação da faixa para veículos e seu alargamento em uma extensão aproximada de 2,1 km.

Todo o calçamento no acesso aos imóveis também será refeito e padronizado com piso intertravado e instalação de pisos táticos nas calçadas, seguindo as normas de acessibilidade. As ciclovias sairão do canteiro central e serão substituídas por ciclofaixas nas laterais da via, onde não será permitido o estacionamento de veículos.

A Ário Barnabé ainda ganhará travessias elevadas para pedestres e 10 baias de ônibus com recuo para garantir mais segurança no embarque e desembarque de passageiros e também para não comprometer a fluidez do trânsito. O projeto também inclui uma revitalização da rede de distribuição de energia para resolver o problema de poluição visual e melhorar a iluminação, com a substituição de 74 postos de iluminação e a instalação de lâmpadas LED.

Outra novidade anunciada pelo prefeito é sobre a instalação de 48 placas de identificação de ruas nos cruzamentos da avenida, e a padronização dos equipamentos semafóricos no modelo novo.

Para completar, o projeto de revitalização da Ário Barnabé inclui o recapeamento de toda a avenida. Serão mais de 40 mil metros quadrados de pavimento.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno