Secretaria de Educação promove palestra de abertura do ano letivo no Ciaei

Docentes, equipes gestoras e técnica participarão de 40 horas de cursos EaD no primeiro semestre
15/03/2019 14:00h

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI
Secretaria de Educação promove palestra de abertura do ano letivo no Ciaei

Na sexta-feira (8) a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, reuniu 1.165 servidores para uma palestra de abertura do ano letivo de 2019. Todos docentes, equipes gestoras e técnica da Secretaria da Educação participaram do evento que aconteceu no Ciaei. O tema “O Desenvolvimento da Moralidade Infantil”, abordou a construção de valores que é recomendado pela Educação Integral, BNCC, ECA e LDB (Lei antibullying).

A palestra ministrada pela pedagoga Adriana Ramos marcou a abertura do Curso EaD (Educação a Distância), com 40 horas, que todos docentes, equipes gestoras e técnica realizarão no período de 11 de março a 03 de maio.

Os temas de estudos do curso serão: A Construção da Personalidade Ética; Desenvolvimento da autonomia moral e ambiente sociomoral; Família, escola e valores; Conflitos interpessoais; Autoconhecimento; Comunicação construtiva; A linguagem do educador: comunicação valorativa e comunicação descritiva; Elogio valorativo e elogio descritivo; Importância da comunicação; Habilidades de comunicação descritiva; Os tipos de regras da escola e seus princípios - regras negociáveis e não negociáveis; Normas e os processos de legitimação; Elaboração de regras na escola; Assembleia de classe e de docentes; Conflito e aprendizagem de valores.

“Os cursos em formato EaD são organizados pelo Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba, oferecidos a todos os docentes da Rede semestralmente com temas de estudos um pouco mais abrangentes, mas de importante teor para a prática pedagógica cotidiana”, conta Kelli Sander, professora orientadora pedagógica.

Acreditamos e trabalhamos muito pela formação continuada de nossos profissionais e, por isso, investimos muito nessa questão, inclusive sistematizando no calendário escolar anual um planejamento de ações formativas, abrangendo as diferentes funções e modalidades de ensino”, finaliza Rita.

Sobre a palestrante do dia

Adriana Ramos, é pedagoga, pós-doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp. Integrante e pesquisadora do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unesp/Unicamp). Expertise em classes consideradas difíceis no Ensino Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral no ambiente escolar, e na Formação dos Professores Tutores em projetos de Convivência Ética. Atualmente também é responsável pela implantação e desenvolvimento do Projeto de Convivência Ética na Escola em diversas escolas no Brasil. Consultora da Convivere Mais – Assessoria e Formação, e coordenadora do curso de pós-graduação: “As relações Interpessoais na Escola: das competências socioemocionais à personalidade ética” no Instituto Vera Cruz (São Paulo).

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi