Domingo tem caminhada do Movimento Maio Amarelo no Parque Ecológico de Indaiatuba

Concentração será em frente à Prefeitura, às 9h
13/05/2019 16:05h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A sexta edição da Caminhada Maio Amarelo em Indaiatuba acontece na manhã do próximo domingo (19). A concentração será em frente à Prefeitura, a partir das 9h. O evento é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o apoio da Prefeitura. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança viária para a redução de acidentes e vítimas de trânsito. Haverá a distribuição de frutas e de 600 camisetas aos participantes. Na concentração está programada uma aula de zumba, aferição da pressão e teste de glicemia.

O itinerário da caminhada será o mesmo do ano passado, no sentido da rotatória do Colégio Objetivo, de onde os participantes retornarão para a Prefeitura.

Além do circuito de saúde que será montado em frente ao Paço Municipal, o CETH – Centro Educacional de Treinamento Honda e o Instituto GM montarão suas mini cidades no local, com mini motos e mini carros, onde os pequenos condutores de veículos poderão se divertir e aprender sobre as leis de trânsito.

O público também poderá fazer um teste com o Rodovírtua, um óculos de realidade virtual com vídeos 360 graus que simulam situações a que o motorista está sujeito ao adotar atitudes de risco ao volante. O Rodovírtua aborda sempre a participação do fator humano nos acidentes. O equipamento vem para Indaiatuba pela AB Colinas e pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

O evento é patrocinado pela John Deere, pelo CETH Honda, Instituto GM, Corpus e Toyota, e recebe o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Anhanguera e Pague Menos.

Movimento Maio Amarelo

Este ano, o Movimento Maio Amarelo que chega à sua 6ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”, que será amplamente utilizado por toda a sociedade.

Assim como em anos anteriores, o tema definido para este propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O objetivo do Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Maio em Indaiatuba

Durante todo o mês, a Prefeitura divulgará mensagens de conscientização nas redes sociais seguindo o tema da convivência harmoniosa entre pedestres e motoristas. A programação de rua começou no dia 08 de maio e se estenderá até o dia 30.

No dia 08, a equipe da concessionária AB Colinas esteve na base na Polícia Militar Rodoviária, no km 60 sentido Sul da rodovia SP-75, fazendo abordagens à motociclistas para a entrega de materiais de conscientização. A mesma ação se repetirá no dia 30, encerrando as atividade do Maio Amarelo.

Nesta semana, estudantes da Fiec e agentes do Demutran da Secretaria de Obras e Vias Públicas estarão auxiliando a travessia segura nas faixas de pedestres em pontos da cidade de grande movimento. Os locais das ações incluem os semáforos da Pista de Skate, da confluência das avenidas Presidente Vargas e Visconde de Indaiatuba, na avenida Francisco de Paula Leite, próximo ao Haoc, ao Habib’s e à Praça do Cato, na Rua 80, e na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no semáforo do Objetivo. Serão distribuídos materiais de orientação cedidos pelo Observatório.

No dia 25, o Demutran também organizará um evento especial do Maio Amarelo na Praça Dom Pedro, com a presença dos bonecos Transitolino e Faixinha, que foram desenvolvidos especialmente para ajudar nas ações feitas durante a Semana Nacional do Trânsito do ano passado. Eles vão para as ruas novamente com a equipe do Trânsito com a missão de garantir a atenção da população durante as abordagens.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno