Vacina conta a influenza será liberada para toda população a partir de segunda-feira (3)

Gestantes e Crianças ainda são focos da vacinação para atingir a meta
31/05/2019 16:52h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza estava agendada até sexta-feira (31), no entanto o Ministério da Saúde abriu a imunização para toda população de 3 a 14 de junho ou até durar o estoque das doses. Em Indaiatuba todas as Unidades de Saúde seguem com a vacinação contra a gripe para todos que queiram a dose, mas de acordo com a Vigilância Epidemiológica os grupos de gestante e crianças ainda não atingiu a meta de 90% e pede a colaboração dessa população específica para ir até uma unidade de saúde para se imunizar. A vacinação contra a influenza contribui sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza, nos grupos-alvos.

O município atingiu 79,42% da meta de 90% no total com todos os grupos. A imunização em gestantes atingiu apenas 63,89% e de crianças 60,20%. A secretária de Saúde, Graziela Garcia, enfatiza a importância da imunização, principalmente nos grupos prioritários. “A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa recomendação abrange as pessoas que podem ser mais vulneráveis para o vírus da influenza e assim correrem o risco de agravar a situação clínica em um caso de contaminação, então quem está preconizado é muito importante que tome essa vacina e preserve a saúde, pois ela é o nosso maior bem”, salienta Graziela.

Para ser vacinado é preciso levar a carteirinha de vacinação (se tiver); documento pessoal com foto e identificação e se informar na sua Unidade de Saúde de referência o horário de funcionamento da sala de vacina.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem: evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas); restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença, o Ministério da Saúde recomenda à população medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus. Também não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante alertar para sinais e sintomas de gravidade para a busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.

CEPAS DA VACINA CONTRA A INFLUENZA

Em relação ao ano passado (2018), houve alteração de duas cepas (cepas A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87) na vacina influenza. Portanto, em função desta mudança na composição da vacina, é imprescindível receber a vacina em 2019, com as cepas preconizadas pela OMS para o Hemisfério Sul. O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas 2018 pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção.

• Redator(es): Laís Fernandes