Secretaria de Obras inicia trabalhos para duplicação da rua Martinho Lutero

Projeto inclui recapeamento do trecho, calçadas acessíveis e nova iluminação
13/06/2019 09:44h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Secretaria de Obras inicia trabalhos para duplicação da rua Martinho Lutero

A obra de duplicação da rua Martinho Lutero começou nesta semana, no trecho entre as ruas Nelson Nazário e Irineu Rocha Ribeiro, no Jardim Morada do Sol. A obra também inclui os serviços de drenagem de águas pluviais e recapeamento. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito no local e facilitar o acesso à rodovia SP-075. A Administração Municipal investe R$ 2.235.864,44 na duplicação, com recursos próprios. O prazo de conclusão dos serviços é de nove meses.

A duplicação da Martinho Lutero permitirá a interligação direta da rua Jaraguá, no Jardim Paulista II, com a rua Irineu Rocha Ribeiro, no Jardim Morada do Sol. As intervenções de trânsito que serão feitas no local também facilitarão o fluxo contínuo da rua Anhangabaú até a Marginal Direita da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, permitindo o acesso rápido à Rodovia SP-075. “Essa é uma rua bastante utilizada por condutores de veículos que saem dos bairros dessa região da cidade e querem acessar as marginais do Parque Ecológico e principalmente a SP-075. A obra vai melhorar a fluidez de veículos evitando futuros gargalos e promovendo a melhor ordenação do trânsito local”, explicou o prefeito Nilson Gaspar.

Os serviços incluem a execução de 7.081,02m² de pavimento novo e 9.889,86m² de recapeamento. Para a drenagem, serão utilizados tubos de 400mm e 600mm em uma extensão de 466,50 metros, e instaladas 12 bocas de lobo no trecho. A obra contará com a execução de 2.733,39 metros de guias e sarjetas e construção de 2.998,13 metros de calçadas com rampas de acessibilidade e aplicação de piso podotátil de alerta e direcional.

O projeto ainda inclui a divisão das faixas por canteiro central, onde ficarão os postes de iluminação que receberão lâmpadas LED, e também a sinalização viária horizontal e vertical. Todas as esquinas receberão a identificação com placas de denominação dos logradouros, no mesmo padrão existente nas marginais do Parque Ecológico.

Após a conclusão da obra de duplicação da Martinho Lutero, a Secretaria de Obras e Vias Públicas deve dar andamento a outros dois projetos viários para o trecho, com a abertura de novas vias de interligação entre os bairros Jardim Paulista II e Jardim Paulistano. Essas interligações fazem parte do projeto de urbanização do Parque Ecológico do Jardim Paulistano.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno