Cerca de 600 doses são aplicadas em ações de intensificação para sarampo e febre amarela

Equipes de saúde trabalharam durante o fim de semana
01/07/2019 16:43h

Foto: Lais Fernandes RIC/PMI

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no fim de semana, sábado e domingo (29 e 30) duas ações de intensificação vacinal. A primeira contra o sarampo aconteceu em parte do Jardim Paulista II e foi desencadeada por conta de um caso suspeito de sarampo na região, foram aplicadas 222 doses. A segunda ação aconteceu em quatro Unidades de Saúde que ficaram abertas no sábado (29) para imunizar contra a febre amarela, foram aplicadas 377 vacinas. Essa medida foi determinada pelo Estado de São Paulo, por conta de casos positivos de febre amarela no Estado.

Em relação ao sarampo, o município está com três casos suspeitos, sendo que um possui uma primeira análise positiva, mas aguarda resultado de uma segunda amostra como contraprova. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita Vaz, analisa como positiva as ações no fim de semana. “No Jardim Paulista II fomos muito bem recebidos nas residências e vimos uma boa colaboração da população, nas Unidades de Saúde abertas para vacinar contra a febre amarela a adesão foi muito boa e aproveito para ressaltar que essas vacinas estão disponíveis em todas as UBSs e PSFs. Quem não possui nenhuma dose comprovada deve ir com o cartão SUS e um documento pessoal, a vacinação é muito importante para o controle de doenças, o sarampo, por exemplo estava erradicado, mas pela falta de vacinação da população infelizmente está retornando”, explica Rita. Entre 2 e 29 anos de idade são necessárias duas doses da vacina tríplice viral, comprovadas em carteirinha de vacinação e dos 30 aos 49 anos apenas uma dose comprovada.

Ação direcionada

Outra ação muito importante é direcionada a todos os alunos, funcionários e professores da E.E Annunziatta Leonilda Virginelli Prado, pois o paciente com caso suspeito é estudante desta escola. Todos estão convocados a comparecer na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência esta semana, munidos de documento pessoal e carteirinha de vacinação para conferência e atualização da vacina de sarampo se houver necessidade.

• Redator(es): Laís Fernandes