Prefeitura de Indaiatuba promove 1º Encontro de Folia de Reis dia 22 de setembro

Evento gratuito contará com companhias de folias de reis de várias cidades paulistas
09/09/2019 15:02h

Foto:

Com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro, a Secretaria Municipal de Cultura promove no dia 22 de setembro o 1º Encontro de Folia de Reis, que será realizado no Mosteiro de Itaici durante todo o dia. Pelo menos 16 companhias de folias de reis de várias cidades paulistas vão se apresentar durante o encontro, que contará também com praça de alimentação. A entrada é gratuita

Segundo a secretária de cultura, Tânia Castanho, a folia de reis é uma vertente cultural muito antiga que foi trazida ao Brasil pelos portugueses e hoje faz parte do nosso folclore. “A Companhia de São Francisco de Assis, de Indaiatuba, se apresenta em diferentes cidades, mas não em Indaiatuba, porque aqui não temos essa tradição. Com esse encontro, que está sendo organizado com o apoio do Mosteiro de Itaici, queremos resgatar essa linda festa religiosa e folclórica que celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Esse resgate é fundamental para mantermos vivas as tradições culturais brasileiras”, argumenta.

O encontro contará com apresentações das seguintes companhias: Cia Cordeirópolis; Cia Hortolândia, Cia Limeira, Cia Estrela Guia (Campinas), Cia Santa Cruz Palmeiras, Cia São José Operário (Campinas), Cia Santa Bárbara, Cia de Leme, Cia Arthur Nogueira, Cia Várzea Paulista, Cia Londrina, Cia São Carlos, Cia Voz Oriente (Campinas), Cia Sumaré, Cia de São Francisco de Assis (Indaiatuba) e Cia Estrela Guia (Guarulhos).

Folia de Reis

Mais comum nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia, a folia de reis consiste em um grupo de pessoas que saem pelas ruas fantasiadas e visitam algumas residências cantando músicas populares e entoando cânticos bíblicos. É formada por personagens como: mestre ou embaixador (organizador da festa), três reis magos, palhaços, coro e foliões.

1º Encontro de Folia de Reis

Data: 22 de setembro de 2019