Plogging no Parque Ecológico marcará Dia Mundial da Limpeza em Indaiatuba

Ação é organizada no mundo todo pelo Let’s do it! World
16/09/2019 16:23h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Plogging no Parque Ecológico marcará Dia Mundial da Limpeza em Indaiatuba

Indaiatuba aderiu ao Dia Mundial da Limpeza, a maior ação cívica de um dia do mundo com objetivo de promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No município a ação é coordenada pelo grupo Indaiandando – Caminhadas Ecológicas e recebe o apoio da Prefeitura. O evento será realizado no dia 21 de setembro, com um plogging no entorno do Parque Ecológico. A concentração será às 8h30, no estacionamento do Parque, de onde os participantes sairão em caminhada a partir das 9h15, recolhendo todo o lixo do entorno.

O Dia Mundial da Limpeza é promovido em mais de 150 países pelo Let’s do it! World, um movimento internacional que enfrenta problemas ambientais e sociais relacionados ao mau gerenciamento dos resíduos sólidos. De acordo como o presidente da Comissão Organizadora do movimento em Indaiatuba, José Orlando Luciano, do grupo Indaiandando, o objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. “Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações”, declarou.

Conforme explicou Luciano, o percurso inicial da caminhada será na primeira parte do Parque Ecológico, que compreende o trecho entre o estacionamento, próximo aos quiosques, até o Colégio Objetivo, saindo pela Marginal Esquerda e voltando pela Marginal Direita. Esta volta será feita com as crianças das escolas municipais, os escoteiros menores e as demais crianças. Os adultos poderão ampliar o mutirão de limpeza até o Paço Municipal.

Na primeira parte do Parque será feita a distribuição de camisetas; orientação aos líderes de grupos pelos escoteiros; alongamento com os alunos de Educação Física da Unimax; oficinas com recicláveis em parceria com o Sesi; pintura da Concha Acústica com tinta doada, e finalização com a zumba.

A Comissão Organizadora local também é formada por representantes das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras e Vias Públicas, Educação, Saúde e Relações Institucionais e Comunicação; Corpus, Sesi, Ciesp, Unimax, Yanmar, Toyota, Laboratório Edna Jaguaribe, Colégio Meta, Casa Esperança (Humanitária), Escoteiros, Polícia Militar e Plogging Aquático.

Cadastro

Os organizadores do evento solicitam a todos os interessados em participar da ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza que realizem um cadastro no site do Instituto Limpa Brasil pelos links http://iniciativa.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza/ ou https://www.limpabrasil.org/cadastro-voluntarios/. O cadastro não é obrigatório, mas tem o intuito de realizar um senso sobre os participantes do evento. Os dados entrarão nas estatísticas que serão utilizadas para a ação de 2020.

Como incentivo para realização dos cadastros, as pessoas que fizerem a inscrição nos links participarão de sorteio e também receberão certificados de participação, que podem comprovar até 10h de atividades extracurriculares em algumas instituições de ensino.

Outra vantagem de fazer o cadastro é que a Gooders, uma plataforma que recompensa quem faz o bem, é parceira nacional do Dia Mundial da Limpeza. Quem se cadastrar e participar da ação receberá moedas Gooders que poderão ser trocadas por descontos e benefícios em empresas parceiras. Para verificar a pontuação e resgatar seus pontos, basta entrar em www.gooders.com.br .

Todas as pessoas cadastradas na ação e no app da Gooders participarão do sorteio de um carro zero quilômetro. O sorteio será feito através de uma plataforma online, onde serão inseridos todos os nomes dos participantes.

Ação mundial

O Dia Mundial da Limpeza busca mobilizar 5% da população de 150 países. A proposta dos organizadores do evento é simbolizar a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. A ideia surgiu de uma iniciativa nacional espontânea na Estônia em 2008 e, aos poucos, outros países foram se juntando ao movimento.

No Brasil, o movimento foi iniciado em 2011 com o Instituto Limpa Brasil Let’s do It! e, em 2018, todos os países se uniram para a realização do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza. Este ano a mobilização nacional é organizada pelo Limpa Brasil e pela Teoria Verde.

Considerada a maior ação cívica da história, uniu em 2018, mais de 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro). No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. Este ano mais 900 municípios já se cadastraram para participar.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno