Prefeitura promove pré-lançamento da Rota Gastronômica e convida empresários

Ferramenta irá oferecer mapa com principais atrações gastronômicas do município
19/02/2020 16:54h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura promove pré-lançamento da Rota Gastronômica e convida empresários

A Prefeitura de Indaiatuba realizou na noite de segunda-feira (18), o pré-lançamento da Rota Gastronômica, um mapa das principais opções gastronômicas de Indaiatuba, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2020. O evento, que abriu uma série de encontros com empresários e comerciantes locais, foi realizado na Vila Manresa, no Mosteiro de Itaici, e contou ainda com a participação de produtores rurais do município.

“Hoje tem início uma nova história para a gastronomia no município de Indaiatuba. A Rota Gastronômica foi criada para dar suporte aos empresários e aproximar as opções gastronômicas que possuímos por aqui – e que são muitas – da nossa população e daqueles que visitam Indaiatuba todos os dias, seja para passear ou fazer negócios”, destaca o prefeito Nilson Gaspar.

“Também iremos promover reuniões de networking entre produtores rurais e proprietários de estabelecimentos gastronômicos, que muitas vezes vão buscar produtos fora de Indaiatuba. Vamos provar que eles podem adquirir aqui os produtos que precisam e com muita qualidade”, ressalta a secretária de Cultura, Tânia Castanho.

“Este evento marca o início de uma grande parceria que já está dando o certo e tenho certeza que será ampliada, para que comércios, bares e restaurantes tenham a oportunidade de mostrar seus produtos, em parceria com os produtores rurais, que poderão desenvolver mais projetos de agricultura orgânica”, completa Tânia.

Cadastramento

Em março, terá início o cadastramento dos estabelecimentos interessados em figurar no mapa da Rota Gastronômica da cidade, que deverá ser realizado junto a Secretaria da Cultura, por meio de formulário que será disponibilizado na sede da pasta, situada no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompeia), ou então pelos e-mails gesiane.zanella@indaiatuba.sp.gov.br ou cultura.turismo@indaiatuba.sp.gov.br.

“No formulário, será preciso justificar as razões que tornam o estabelecimento um ponto turístico, seja pelo ambiente diferenciado ou pelas delícias gastronômicas que oferece aos seus clientes”, afirma Gesiane Zanela, assessora da Secretaria Municipal de Cultura. Cada estabelecimento terá até 20 linhas para sua argumentação.

Junto ao formulário, o estabelecimento deverá apresentar ainda, com detalhes, seu carro-chefe. “Queremos saber qual principal prato ou bebida do estabelecimento, para que possamos promovê-lo da melhor maneira possível no mapa da Rota Gastronômica”, explica Gesiane. Uma foto em alta resolução do prato ou bebida deve ser anexada ao formulário.

Na fase seguinte, a Secretaria Municipal de Cultura, junto com o Departamento de Turismo e em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (Comtur), procederão a análise dos formulários e verificação da legalidade dos estabelecimentos.

Em um primeiro momento, a Rota Gastronômica será disponibilizada ao público de duas maneiras: por meio do site da Prefeitura, no Cultura Online, que ganhará um espaço dedicado ao turismo; e também em um mapa impresso que pontuará a Rota Gastronômica e destacará os pontos gastronômicos e turísticos de Indaiatuba.

O evento de pré-lançamento da Rota Gastronômica contou ainda com a presença do coordenador do Mosteiro de Itaici, Padre Adilson Aparecido da Silva, anfitrião desta primeira reunião. Novos encontros serão promovidos em breve para esclarecer as dúvidas de empresários e produtores rurais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura.turismo@indaiatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3875-6144.

• Redator(es): Fábio Alexandre