Prefeitura emite ordem de serviços para construção da Vila dos Idosos

Residencial atenderá pessoas com mais de 60 anos, que integram cadastro habitacional
02/03/2020 11:07h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura emite ordem de serviços para construção da Vila dos Idosos

A semana começou com uma excelente notícia para a população de Indaiatuba. A construção do Residencial Vila dos Idosos, na rua Christiano Seleguin, Jardim Brescia já começou. O condomínio fechado composto por 40 unidades habitacionais será destinado a idosos solteiros ou casais a partir de 60 anos que sejam independentes para a realização de tarefas do dia a dia. O projeto habitacional será construído pela Administração Municipal com recursos próprios. O investimento na obra é de R$ 4.556.862,55 e o prazo para a construção será de 12 meses.

Segundo o prefeito, o objetivo do projeto é beneficiar os idosos que têm uma renda mas não é suficiente para conseguirem financiar um imóvel. “A Vila dos Idosos é mais uma proposta do meu Plano de Governo que estou colocando em prática. Esse é um daqueles projetos que me enchem de satisfação em poder realizar porque sei que não se trata apenas de uma obra, e sim da realização de um sonho, de um projeto de vida de gente humilde, trabalhadora, que chegou na terceira idade e ainda depende de aluguel”, explicou. “É uma obra habitacional e social que tem como objetivo ajudar pessoas com mais de 60 anos, que poderão morar em um condomínio com excelente infraestrutura. Nossa proposta foi pensada com base no ‘Vila Dignidade’, do Governo do Estado de São Paulo, mas com algumas melhorias que achamos necessárias para oferecer mais qualidade de vida aos futuros moradores”, completou.

A Vila ocupará uma área total de 8.049,84 m². Das 40 unidades habitacionais que serão disponibilizadas, quatro serão casas individuais com 40,16 m² e as 36 restantes serão casas geminadas com área de 79,45 m², totalizando 1.590,74 m² de área construída. Todas as unidades serão térreas e compostas de sala, cozinha, área de serviço, banheiro acessível e dormitório que pode acomodar um casal de idosos.

O condomínio contará com um Salão Comunitário de 228,36 m² com sala de enfermagem, sala que pode ser usada como consultório, sanitário, cozinha, área de serviço e sanitários masculino, feminino e acessível. A Guarita e dependências administrativas terão 26,22 m².

A Vila dos Idosos também oferecerá academia ao ar livre e uma área livre de praça para a realização de atividades, mesas de xadrez ou dama e um espaço para redário caso os moradores queiram instalar redes para descanso. Na parte externa do condomínio serão disponibilizadas 22 vagas de estacionamento e um ponto de ônibus.

Os beneficiários do projeto serão mutuários, ou seja, quando, por algum motivo, eles deixarem o imóveis, as residências serão destinadas para outros idosos que integram o cadastro habitacional e que cumpram os critérios pré-determinados. Entre os critérios para a seleção estão: ter acima de 60 anos, morar em Indaiatuba há pelo menos cinco anos e não possuir nenhum imóvel. Não serão admitidos outros moradores no condomínio, como dependentes ou cuidadores.

A construtora responsável pela obra é a VPN Solution Provider Construção e Incorporação.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno