Secretaria de Saúde divulga plano de ação para enfrentamento do Coronavírus

Equipes de vigilância em saúde e segurança do trabalho integram as ações
05/03/2020 10:02h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Secretaria de Saúde divulga plano de ação para enfrentamento do Coronavírus

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), junto com a secretária de Saúde, Graziela Garcia, apresentaram em coletiva de imprensa na terça-feira (04) no Gabinete do prefeito, o Plano de Ação do município para o enfrentamento contra o novo Coronavírus (Covid-19). É importante ressaltar que em Indaiatuba não há nenhum caso suspeito confirmado da doença e no Brasil até esta quarta-feira (4), são três casos confirmados e 531 suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde. Outros 315 casos já foram descartados no país por exame laboratorial.

De acordo com o prefeito a ideia é disseminar informações de como Indaiatuba está traçando o planejamento de ação para o atendimento de possíveis casos e preparando a Rede de Saúde. “Hoje nossa proposta é mostrar o que já estamos fazendo e o que vamos promover daqui para frente em relação ao Coronavírus, pois nossa maior preocupação é a falta de informação, não queremos que a população fique em pânico com o Coronavírus, sabemos que é uma situação nova, mas estamos aqui para mostrar as nossas diretrizes de forma clara e objetiva, para que toda população saiba como agir se for necessário”, comenta o Nilson Gaspar.

A secretária de Saúde explanou sobre ações que já ocorrerão e o planejamento para os próximos dias. “A equipe da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e equipe de Segurança no trabalho do Cerest estão trabalhando no planejamento de enfrentamento ao Coronavírus e hoje queremos expor nossas ações para que todos tenham ao alcance as informações corretas”, comenta Graziela.

Em janeiro a equipe de saúde participou de Videoconferências com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com alinhamento de informações sobre o Covid-19. Em fevereiro foi feito o acompanhamento dos casos suspeitos no Brasil e intensificação dos protocolos de segurança para os hospitais; levantamento e adequação preventiva dos estoques de insumos; fortalecimento do trabalho com empresas (orientação viajantes e comunicantes); confecção de materiais de orientação; plano de mídias sociais incluiu vídeos de profissionais de Indaiatuba; notificação de caso provável suspeito, mas descartado pela GVE XVII Campinas.

Agora em março já foi realizada reuniões com servidores no Paço Municipal, Cultura, Guarda e Parque da Criança e atualização do site da Prefeitura com recomendação sobre Instalação do aplicativo do Ministério da Saúde e disponibilização de cartilha sobre prevenção.

Para os próximos dias está no planejamento da Secretaria de Saúde: reunião com serviço terceirizado limpeza e Vigilância Sanitária (CIAEI); reuniões com servidores do Esporte (Ginásio Municipal de Esportes); distribuição da cartilha impressa em Unidades de Saúde; Secretaria de Educação; Rede Estadual e Rede Privada; Secretaria de Esportes, Cultura; Grupos da Funssol; os CRASs e Rodoviária. Também terá início das Orientações para Feirantes, Rodoviária, Comércio Central, Ponto Azul e Boulevard da Cecap. Também serão orientados quanto a prevenção do Coronavírus os grupos de Hipertensos, Diabéticos, Grupos de Atividades Físicas da Saúde e Projeto 100% Saúde.

A segunda fase do Plano de Ação do município para o enfrentamento contra o novo Coronavírus (Covid-19) inclui orientação às indústrias por meio do Cerest; reunião com empresa de Transporte Público e Vigilância Sanitária; reunião com monitores de Creche, gestores e coordenadores da Secretaria de Educação; atualização para médicos no manejo de casos de Coronavíru e treinamento de Lavagem de Mãos para servidores do Paço Municipal, Guarda Municipal, Colaboradores da Limpeza e Secretaria de Educação.

Países em monitoramento

Atualmente o Ministério da Saúde ampliou para 27 o número de países que passam a ser monitorados pela pasta por apresentarem transmissão local do coronavírus. Desta forma, as pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias e apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão enquadradas como casos suspeitos de coronavírus.

LISTA DOS PAÍSES MONITORADOS PELO BRASIL - CORONAVÍRUS

25. Suíça *

26. Tailândia *

27. Vietnã *

OBS: Além deles, Filipinas e Camboja, que não têm transmissão local, mas estão na região afetada.

*Países com transmissão local, segundo a OMS

**San Marino está em análise pelo Ministério da Saúde

• Redator(es): Laís Fernandes