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Prefeito Nilson Gaspar fecha balanço das duas gestões com mais de 400 obras entregues

Melhorias na mobilidade urbana estão entre destaques dos oito anos à frente do Executivo Municipal
10/12/2024 08:24h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
#PraTodosVerem: a imagem aérea mostra no plano central o elevado na altura do Jardim Tancredo Neves. Na laterla direita, a continuação da avenida engenheiro Fábio Roberto Barnabé e imóveis do Jardim Tancredo Neves. Do lado esquerdo, o Parque Ecológico com o córrego Barnabé, uma quadra de grama sintética e parte do Jardim Hubert e João Pioli. Fim da descrição.

Elevados na altura do Jardim Hubert e Tancredo Neves estão entre principais obras viárias do período

#PraTodosVerem: a imagem aérea mostra no plano central o elevado na altura do Jardim Tancredo Neves. Na laterla direita, a continuação da avenida engenheiro Fábio Roberto Barnabé e imóveis do Jardim Tancredo Neves. Do lado esquerdo, o Parque Ecológico com o córrego Barnabé, uma quadra de grama sintética e parte do Jardim Hubert e João Pioli. Fim da descrição.

Com mais de 400 obras concluídas em todos os setores, o balanço das duas gestões do prefeito Nilson Gaspar traz importantes melhorias para a mobilidade urbana do município. Em oito anos, sete novas vias foram abertas interligando bairros, 13 ruas do perímetro urbano receberam pavimentação, e mais de 119 mil metros lineares de asfalto foram recapeados. Para acompanhar o crescimento da cidade no período e dar mais fluidez ao trânsito, Indaiatuba ganhou três elevados, 32 cruzamentos foram ordenados por semáforos, e mais de 60 quilômetros de ciclovia passaram a compor a paisagem urbana do município.

Os números volumosos refletem um perfil de gestão responsável, baseada em planejamento e comprometimento com a qualidade de vida da população. “Realmente foram oito anos de muito trabalho. Eu usei cada minuto do meu tempo nesses oito anos enquanto prefeito para fazer o melhor por Indaiatuba, o melhor por nossa população. Hoje eu olho todo esse desenvolvimento que a cidade experimentou nos últimos anos e me sinto orgulhoso por ter feito parte dessa história. Encerro o meu segundo mandato com aquela sensação boa de dever cumprido”, argumentou Gaspar.

Entre os investimentos em trânsito nos últimos anos, o prefeito destacou obras como os dois elevados instalados na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé; a interligação de bairros com a abertura de três novas vias na região do Jardim Regina e, mais recente, a avenida de interligação da rodovia João Ceccon com a avenida Fábio Ferraz Bicudo; a duplicação da alameda Coronel Antonio Estanislau do Amaral, em Itaici, e a requalificação da avenida Ário Barnabé; as alças de retorno abertas no Parque Ecológico e a pavimentação das principais ruas da zona norte. “O Plano Municipal de Recapeamento promoveu uma diferença significativa nas condições de tráfego nas ruas de nossa cidade. Com mão de obra própria, conseguimos fazer mais, atendendo mais ruas a um custo mais baixo”, complementou. 

Os investimentos em ciclovias e iluminação pública também integram a relação de obras que contribuíram com a mobilidade urbana. Gaspar entrega a Prefeitura com mais de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, e mais de 21 mil novas lâmpadas LED iluminando a cidade.

Confira a relação das principais obras de infraestrutura de trânsito realizadas nas duas gestões do prefeito Nilson Gaspar, entre 2017 e 2014: 

 

2017

Conclusão da pavimentação de mais 500 metros da rodovia Lix da Cunha (SP-073). A obra foi viabilizada com a instalação de uma travessia de aduelas nas proximidades do Conjunto Habitacional Caminho da Luz.

 

Pavimentação de 5 ruas na zona norte da cidade. Foram pavimentadas as ruas Ademar Von Ah (conhecida como estrada do Fanger), Bálsamo e Garapa, Alameda das Nações e Alameda Porteira de Ferro. Juntas, as vias somam 4,3 quilômetros lineares. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 3,9 milhões.

 

Recapeamento da Estrada do Fogueteiro e da rua João de Barro. Serviço foi realizado em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e beneficiou cerca de 2,2 km das duas vias.

 

Nova ciclovia com 2,7 quilômetros atendendo o primeiro trecho da avenida Conceição e toda a avenida Bernardino Bonavita. A obra faz parte do convênio firmado pela Prefeitura de Indaiatuba com o Ministério das Cidades no valor de R$ 382.295,60.

 

Criação do Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PDMUS), por meio de audiência pública. Trata-se da Lei 6821/2017. O Plano disciplina e orienta todas as ações ligadas às questões de mobilidade urbana dentro do município e atende às normas do Ministério das Cidades.

 

Início do trabalho de substituição de lâmpadas de sódio por LED. Trabalho iniciado em 2017 pela Administração Municipal e até 2024 já substitui aproximadamente 21.600 lâmpadas. O modelo é muito mais eficiente e também atende o projeto do prefeito de deixar a cidade muito mais iluminada e segura para a população.

 

2018

Entrega do elevado da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita e da nova alça de acesso construídos na altura do Jardim Hubert. Obra integrou a primeira parte de um projeto viário para dar maior fluidez ao trânsito no trecho do cruzamento com a avenida Manoel Ruz Peres. Investimentos de R$ 5,3 milhões (Financiamento PAC 2).

 

Recapeamento de 16 vias da área urbana. Convênio com Ministério das Cidades no valor de R$ 1.029.600,00. Estão entre as ruas que foram beneficiadas a Melvin Jones, Alagoas, Araponga, rua Tuiuti, rua Ipiranga, rua Armando Salles de Oliveira, rua Independência, rua Ildefonso Stehle, e rua Ademar de Barros.

 

2019

Interligação de bairros, com a abertura de três novas vias na região do Jardim Regina. Investimentos em torno de R$ 3,9 milhões. A duplicação da rua Ivan Roberto Canavezi, no Jardim Regina, criou um novo acesso ao bairro. Uma nova via também interligou o Jardim Regina ao Jardim Esplanada II, por trás do Paço Municipal. A terceira via nova tem início na altura da avenida Domingos Ferrarezzi, no Jardim Regina, e segue até o novo anel viário, pelo condomínio Dona Maria José.

 

Duplicação da rua Martinho Lutero, no trecho entre as ruas Nelson Nazário e Irineu Rocha Ribeiro. 7.081,02m² de pavimento novo e 9.889,86m² de recapeamento, além da construção de 2.998,13 metros de calçadas com rampas de acessibilidade.

 

Implantação de galerias pluviais na região do Jardim Califórnia. O novo sistema de drenagem foi instalado nas imediações da Vila Costa e Silva com investimentos aproximados de R$ 3,6 milhões. As novas galerias são compostas por mais de 2,1 mil metros de tubulação para a captação de águas pluviais, e os trabalhos também incluíram a instalação de 1.667 metros de guias e sarjetas e mais 4.257 metros quadrados de pavimentação de ruas que sofreram intervenções. Todas as bocas de lobos também foram substituídas para aumentar a área de captação.

 

2020

Duplicação da alameda Coronel Antonio Estanislau do Amaral, em Itaici. Com investimentos aproximados de R$ 8 milhões, a via de 2,1 quilômetros ganhou quatro faixas de rolamento em toda a sua extensão. Foi instalado um novo sistema semafórico na rua Suíça, travessias elevadas para pedestres e calçadas acessíveis. O sistema de iluminação também foi todo revitalizado.

 

Requalificação da avenida Ário Barnabé. Criação de bolsões de estacionamento no canteiro central, alargamento e recapeamento da faixa para veículos, padronização do calçamento. As ciclovias foram substituídas por ciclofaixas nas laterais da via, que recebeu travessias elevadas para pedestres, baias de ônibus com recuo e revitalização da rede de distribuição de energia.

 

Nova avenida da Fundituba. A via interliga a avenida Francisco de Paula Leite, na altura do Jardim Kioto, à rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior, na altura do Jardim São Francisco. A obra também incluiu o prolongamento da rua Reverendo Ataíde Costa, no Parque das Nações, até a avenida Toshiko Takahara, na Cecap III, e instalação de semáforo na interligação com a Soldado João.

 

Duplicação parcial da Rua dos Indaiás e abertura de via de interligação e conclusão da pavimentação da Rua do Badin. Conjunto de obras integra projeto viário desenvolvido pela Prefeitura para melhorar a fluidez e a segurança no trânsito da região do Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”.

 

2021

Abertura de alças de retorno na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nas proximidades da rotatória do Colégio Objetivo. Na Marginal Esquerda, o retorno foi aberto antes do semáforo localizado na confluência com a rua Vinte e Quatro de Maio. Na Marginal Direita, o retorno fica na altura da rua Ângelo Petrilli, no bairro Chácara Areal. Obra ainda incluiu recapeamento de 1,4 quilômetro da avenida e melhorias no sistema de drenagem pluvial

 

Reconstrução da Ponte do Distrito Industrial, na rodovia Lix da Cunha (SP-073). A obra recebeu investimento no valor de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado e foi intermediada pelo deputado estadual Rogério Nogueira.

 

Duplicação do trecho inicial da Alameda Capovilla. Obra foi realizada em parceria com empreendedor local. Via dá acesso ao Dimpe II (Distrito de Micro e Pequenas Empresas), no Bairro Pimenta. São aproximadamente 750 metros de via duplicada, partindo da rodovia SP-075 até a rua Alcides Peres. Trecho recebeu iluminação LED.

 

Reformulação de trânsito na avenida Manoel Ruz Peres, na região do Jardim João Pioli. Desativação da rotatória e instalação de semáforos na confluência com a avenida dos Artífices e com a rua Benedito Estevam, que foi prolongada e interligada com a avenida Artes e Ofícios. Mudança de sentido na Rua dos Artífices. No sentido bairro-centro foi feito um alargamento de pista em um trecho de 250 metros, aumentando uma faixa de rolamento e dando mais fluidez ao trânsito local.

 

Reformulação de trânsito no Jardim Esplanada. A principal mudança foi a instalação de uma rotatória na rua Manuel Iglesias Pila, na confluência com as ruas Antônio Tavares de Campos e alameda José Amstalden. O antigo acesso à Marginal Direita foi transformado em uma área de estacionamento e também foram realizadas alterações de direção de trânsito de ruas do entorno.

 

2022

Alças de retorno e reformulação de trânsito no cruzamento das avenidas Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Fábio Ferraz Bicudo. No trecho, foram instalados retornos para atender as marginais direita e esquerda do Parque Ecológico e implantadas faixas de passagem livre, para dar mais fluidez ao trânsito. Criação de um bolsão de estacionamento e uma ciclovia no canteiro central da Fábio Ferraz.