A-
A+

Comunicação

 

Notícias

Campanha anual de coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece dia 6 de março

Embalagens devem ser entregues no Galpão de Distribuição de Frutas do Sítio do Josué, em Videiras
28/02/2025 12:12h


Foto: arquivo-Eliandro Figueira Secom/PMI
#PraTodosVerem: a foto colorida mostra dois homens vestindo uniformes cinza claro e com equipamento de proteção, inclusive máscaras, carregando um caminhão com sacos brancos cheios de embalagens devolvidas. Ao lado do caminhão está uma carroceria cheia de embalagens vazias.  Ao fundo, uma área verde, com muitas árvores. Fim da descrição.

Embalagens recolhidas são transportadas até o Centro de Recolhimento localizado no município de Piedade

#PraTodosVerem: a foto colorida mostra dois homens vestindo uniformes cinza claro e com equipamento de proteção, inclusive máscaras, carregando um caminhão com sacos brancos cheios de embalagens devolvidas. Ao lado do caminhão está uma carroceria cheia de embalagens vazias. Ao fundo, uma área verde, com muitas árvores. Fim da descrição.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente informa que a campanha anual de coleta de embalagens vazias de defensivos e insumos agrícolas acontecerá no dia 6 de março. Os produtores rurais devem entregar as embalagens no Galpão de Distribuição de Frutas do Sítio do Josué Marchetti, no bairro Videiras, próximo à Igreja São José. A entrega será entre 8h e 14h é será emitido o Recibo de Devolução no local. A Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) são parceiros da ação promovida pelo Sindicato Rural de Indaiatuba e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp).

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e o Rotary Club Indaiatuba também dão apoio à campanha de coleta de embalagens, que acontece em Indaiatuba desde 2015.

Para a entrega, os produtores rurais deverão levar as embalagens vazias até o local já com “tríplice” lavagem, conforme orientação do Sindicato. As embalagens não laváveis devem estar acondicionadas em um saco plástico transparente.

As embalagens coletadas são vetores de contaminação na área rural. O descarte das embalagens, se feito de maneira inadequada, pode contaminar o solo e água, sendo prejudicial para as plantas aquáticas, peixes e animais terrestres. Por isso a necessidade de um cuidado extra na devolução das mesmas.

Os técnicos da Adiaesp fazem a documentação de recolhimento de todas as embalagens que são levadas até o ponto de coleta e a Prefeitura de Indaiatuba e Saae realizam o transporte até o Centro de Recolhimento no município de Piedade. Do total recolhido, boa parte do material tem condições de ser reciclado. A entrega em unidades credenciadas é importante, pois permite que o material seja devidamente avaliado para uma reciclagem segura.


  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 163

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba