A-
A+

Comunicação

 

Notícias

Secretaria de Saúde realiza evento de conscientização ao Dia Mundial Sem Tabaco no sábado (31)

Iniciativa promoverá ações de prevenção e oferecerá suporte para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar
28/05/2025 14:43h


Foto: Divulgação
#PraTodosVerem: A arte mostra uma mão dando um soco em vários cigarros para ilustrar os dizeres: 31 de maio - Dia Mundial Sem tabaco. Venha prestigiar, dia 31 de maio, das 9h às 13h, na Praça Dom Pedro II.

#PraTodosVerem: A arte mostra uma mão dando um soco em vários cigarros para ilustrar os dizeres: 31 de maio - Dia Mundial Sem tabaco. Venha prestigiar, dia 31 de maio, das 9h às 13h, na Praça Dom Pedro II.

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado (31/5), das 9h às 13h, na Praça Dom Pedro, um evento de conscientização ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. A iniciativa promoverá ações de prevenção e oferecerá suporte para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar, além de divulgar informações atualizadas sobre as políticas de saúde voltadas à redução do consumo de tabaco. O objetivo é conscientizar a população sobre os impactos do tabagismo na saúde e reforçar o compromisso com a promoção de estilos de vida mais saudáveis.

O evento contará com serviço de incentivo à parada do tabaco, vacinação contra Influenza, auriculoterapia, prática corporal, exposições, e em parceria com a UniMAX os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Fisíca, Farmácia e Nutrição estarão com material didático para apoiar a ação.

Grupos de Tratamento de Tabagismo

A Secretaria de Saúde mantém grupos de tratamento de tabagismo nas 17 Unidades Básicas de Saúde do município. Os encontros são realizados de forma presencial, sendo na primeira etapa semanal e com a evolução passa a ser quinzenal e mensal, com possibilidade de acompanhamento prolongado para manutenção.

Cada grupo conta em média com 10 a 20 participantes para uma melhor troca de experiência, que é mediado por um profissional de saúde capacitado para abordagem cognitivo-comportamental, que auxilia os participantes a identificarem os gatilhos e no desenvolvimento de estratégias para bloquear o desejo de fumar. Quando necessário, o tratamento é complementado com terapia medicamentosa gratuita, sempre com supervisão médica.

Para participar, o morador de Indaiatuba, deve procurar a UBS mais próxima para se inscrever e aguardar a chamada para início do próximo grupo. Em 2024 o serviço contou com mais de 500 participantes e em 2025 são 182 pessoas participando do serviço, que tem aproximadamente 60% de sucesso dentre os que concluem o processo.

 

 


  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 497

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba | Mapa do Site