
Desenvolver fluência leitora é essencial para garantir alfabetização plena e a formação de leitores críticos e autônomos
A Secretaria de Educação de Indaiatuba dá mais um
passo inovador na promoção da alfabetização. Entre os dias 1 e 12 de setembro,
escolas municipais que atendem o 1º ano do Ensino Fundamental aplicaram a
avaliação de fluência leitora com o apoio da Lytera, plataforma que utiliza
Inteligência Artificial para identificar o nível de leitura dos estudantes.
Ao todo, 2.780 alunos fizeram a avaliação, utilizando
a Lytera, a rede contará com relatórios detalhados esta semana, com o
diagnóstico será definida estratégias pedagógicas.
Implementada em Indaiatuba no ano passado, a Lytera
segue como parceira no acompanhamento da fluência leitora, uma das habilidades
centrais no processo de alfabetização. Mais do que ler sem pausas, a fluência
envolve ritmo, precisão, entonação e compreensão da leitura. Desenvolver essa
competência desde os primeiros anos escolares é essencial para garantir não
apenas a alfabetização plena, mas também a formação de leitores críticos e
autônomos.
Sobre a Lytera
A Lytera é uma startup de impacto social que atua na área educacional com uma
missão clara: transformar a identificação de dificuldades de leitura em
estudantes por meio de tecnologia inovadora. A plataforma utiliza Inteligência
Artificial avançada para avaliar a fluência leitora de alunos de forma ágil e
precisa, gerando diagnósticos detalhados em tempo recorde.
Além de otimizar processos educacionais, a Lytera contribui para a redução de custos
na gestão pública, oferecendo uma solução escalável que combina agilidade na
análise de dados com orientações práticas para docentes. Assim, apoiamos
Secretarias de Educação na tomada de decisões assertivas, promovendo equidade e
eficiência no sistema de ensino.
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