A-
A+

Comunicação

 

Notícias

Prefeitura adquire equipamento para modernizar e dar mais eficiência à Operação Tapa-Buracos

Novidade facilita transporte e manuseio da massa asfáltica na temperatura ideal para o serviço
26/09/2025 15:52h


Foto: Gabriel Beccari - Secom/PMI
A foto colorida mostra a lateral de um caminhão branco com o equipamento de transporte da massa asfáltica nas cores preto e vermelho, já acoplado na carroceria. O caminhão está estacionado em frente ao prédio da Prefeitura e é possível ver os vidros azuis na fachada. Na lateral esquerda, palmeiras e copas de algumas árvores. No alto, um céu azul com algumas nuvens brancas. Fim da descrição.

Novo equipamento possibilita o transporte da massa asfáltica, sem comprometer a temperatura do produto

#PraTodosVerem: A foto colorida mostra a lateral de um caminhão branco com o equipamento de transporte da massa asfáltica nas cores preto e vermelho, já acoplado na carroceria. O caminhão está estacionado em frente ao prédio da Prefeitura e é possível ver os vidros azuis na fachada. Na lateral esquerda, palmeiras e copas de algumas árvores. No alto, um céu azul com algumas nuvens brancas. Fim da descrição.

A Prefeitura de Indaiatuba acaba de adquirir um novo caminhão e um equipamento exclusivo para auxiliar na Operação Tapa-Buracos. A máquina moderniza o sistema de trabalho da equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas, e possibilita o transporte da massa asfáltica quente, o que garante mais durabilidade do reparo, reduz perdas de material e gera mais economia aos cofres públicos. Foram investidos R$ 934.100,00 na aquisição do caminhão e do novo equipamento.

O novo equipamento funciona como um silo isotérmico que possibilita o transporte da massa asfáltica até o local de trabalho, sem comprometer a temperatura do produto. Quanto mais quente a massa usada, maior a durabilidade do reparo.

Outra vantagem é que as sobras de massa asfáltica no final do dia também poderão ser reaproveitadas no dia seguinte. “Com o sistema antigo de transporte da massa asfáltica, não era possível manter a temperatura do material por muito tempo e também não era possível guardar a massa que sobrava no final do dia.  Agora, poderemos armazenar e manter a massa aquecida por até cinco dias”, explicou o secretário de Obras, Robenilton Dothe Oliveira Lima.

O prefeito reforçou a questão da modernização do sistema de trabalho. “Essa modernização de equipamentos também garante mais conforto ao nosso servidor, que no dia a dia está nas ruas trabalhando na Operação Tapa-Buracos. Com certeza queremos gerar economia, agilizar e tornar o trabalho mais eficiente, mas também queremos proporcionar uma melhora nas condições de trabalho do nosso servidor, que é uma grande preocupação da Administração Municipal”, ressaltou.

Para complementar, a Secretaria de Obras e Vias Públicas adquiriu recentemente um tanque estacionário estático para armazenamento de emulsão asfáltica, com capacidade de 30 mil litros. Esse equipamento também mantém o material armazenado em condição térmica ideal para uso. A emulsão asfáltica é usada na impermeabilização de solo antes de receber a massa asfáltica nas obras de pavimentação, de recapeamento e na Operação Tapa-Buracos.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 902

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba | Mapa do Site