Comunicação

 

Notícias

Maio Vermelho reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca em Indaiatuba

Campanha da Odontologia alerta sobre sinais da doença e incentiva exames preventivos

12/05/2026 09:59h

Compartilhar Postar

#PraTodosVerem: Arte da campanha Maio Vermelho. À esquerda, um laço vermelho em destaque sobre fundo claro. À direita, em fundo vermelho, está escrito “Maio Vermelho” em letras grandes, seguido da frase “Conscientização sobre o Câncer Bucal” em letras menores na cor branca. A imagem faz referência à campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de boca.

Campanha Maio Vermelho intensifica ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca

#PraTodosVerem: Arte da campanha Maio Vermelho. À esquerda, um laço vermelho em destaque sobre fundo claro. À direita, em fundo vermelho, está escrito “Maio Vermelho” em letras grandes, seguido da frase “Conscientização sobre o Câncer Bucal” em letras menores na cor branca. A imagem faz referência à campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de boca.

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, realiza durante o mês de maio a campanha Maio Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de boca, seus fatores de risco, sintomas e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A iniciativa busca incentivar a população a permanecer atenta a qualquer sinal de feridas, manchas ou lesões nos lábios e na boca, reforçando que pequenos sinais podem indicar grandes riscos à saúde.

O mês de maio foi escolhido por concentrar duas datas importantes ligadas ao tema: o Dia da Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco, ambos celebrados em 31 de maio e instituídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987.

O câncer bucal pode se desenvolver de forma silenciosa e, quando identificado precocemente, apresenta maiores chances de tratamento e cura. Já o diagnóstico tardio pode ocorrer quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Entre os principais fatores de risco estão o consumo de álcool, o tabagismo, a exposição ao sol sem proteção e a infecção pelo HPV. A campanha também reforça a importância do acompanhamento profissional e da realização periódica do autoexame.

Durante todo o mês, as equipes de Saúde Bucal das unidades municipais intensificarão as ações de orientação e conscientização junto à população, principalmente entre pacientes considerados de grupos de risco. Além das atividades educativas, os profissionais de Odontologia irão aplicar a planilha de “Busca Ativa de Lesões de Boca”, encaminhada pelo DRS7 do Governo do Estado de São Paulo, para pacientes acima de 40 anos e pessoas pertencentes aos grupos de risco, independentemente da idade, durante os atendimentos odontológicos realizados entre os dias 4 e 29 de maio.

A ação contempla pessoas tabagistas, etilistas, portadoras de HPV e trabalhadores com exposição frequente ao sol. Caso seja identificada alguma alteração com necessidade de investigação, o paciente será encaminhado para atendimento especializado em Estomatologia, garantindo o acompanhamento adequado.

Serviço

A população pode procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para realizar avaliação preventiva e receber orientações sobre o câncer de boca.



  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Foto: Divulgação
  • Release N.º: 490

Notícias relacionadas

Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900 | Mapa do Site

Prefeitura de Indaiatuba

Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900