Campanha da Odontologia alerta sobre sinais da doença e incentiva exames preventivos

Campanha Maio Vermelho intensifica ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca
#PraTodosVerem: Arte da campanha Maio Vermelho. À esquerda, um laço vermelho em destaque sobre fundo claro. À direita, em fundo vermelho, está escrito “Maio Vermelho” em letras grandes, seguido da frase “Conscientização sobre o Câncer Bucal” em letras menores na cor branca. A imagem faz referência à campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de boca.
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, realiza
durante o mês de maio a campanha Maio Vermelho, com o objetivo de conscientizar
a população sobre o câncer de boca, seus fatores de risco, sintomas e a
importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A iniciativa busca
incentivar a população a permanecer atenta a qualquer sinal de feridas, manchas
ou lesões nos lábios e na boca, reforçando que pequenos sinais podem indicar
grandes riscos à saúde.
O mês de maio foi escolhido por concentrar duas datas importantes
ligadas ao tema: o Dia da Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem
Tabaco, ambos celebrados em 31 de maio e instituídos pela Organização Mundial
da Saúde (OMS) em 1987.
O câncer bucal pode se desenvolver de forma silenciosa e, quando
identificado precocemente, apresenta maiores chances de tratamento e cura. Já o
diagnóstico tardio pode ocorrer quando a doença já está em estágio avançado,
dificultando o tratamento. Entre os principais fatores de risco estão o consumo
de álcool, o tabagismo, a exposição ao sol sem proteção e a infecção pelo HPV.
A campanha também reforça a importância do acompanhamento profissional e da
realização periódica do autoexame.
Durante todo o mês, as equipes de Saúde Bucal das unidades municipais
intensificarão as ações de orientação e conscientização junto à população,
principalmente entre pacientes considerados de grupos de risco. Além das
atividades educativas, os profissionais de Odontologia irão aplicar a planilha
de “Busca Ativa de Lesões de Boca”, encaminhada pelo DRS7 do Governo do Estado
de São Paulo, para pacientes acima de 40 anos e pessoas pertencentes aos grupos
de risco, independentemente da idade, durante os atendimentos odontológicos
realizados entre os dias 4 e 29 de maio.
A ação contempla pessoas tabagistas, etilistas, portadoras de HPV e
trabalhadores com exposição frequente ao sol. Caso seja identificada alguma
alteração com necessidade de investigação, o paciente será encaminhado para
atendimento especializado em Estomatologia, garantindo o acompanhamento
adequado.
Serviço
A população pode procurar a unidade de saúde mais próxima da residência
para realizar avaliação preventiva e receber orientações sobre o câncer de
boca.
Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900 | Mapa do Site