Planejamento tem como objetivo para ampliar atendimento e qualificar serviços de saúde

Prefeito e secretário anunciam novos hospitais e UBSs para ampliar atendimento em Indaiatuba
#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Dr. Custódio Tavares sentado ao centro, tendo ao lado direito o secretário de Saúde, Dr. Flávio Brito, e à esquerda a secretária adjunda de Saúde, Silene Carvalini, em uma mesa durante uma coletiva de imprensa. O prefeito Dr. Custódio, veste camisa clara fala e gesticula com as mãos, enquanto segura um pequeno objeto. À direita, o secretário de Saúde, Dr. Flávio Brito, também de camisa clara, está com as mãos próximas ao rosto, ouvindo. À esquerda, a secretária adjunda de Saúde, Silene Carvalini, de cabelo claro observa atentamente. Ao fundo, um painel com o logotipo da Prefeitura de Indaiatuba e a frase “Um novo tempo pra você” repetidos. A superf
O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) anunciou, na quinta-feira (14/5),
um amplo pacote de investimentos na área da Saúde, que inclui a construção de
três novos hospitais públicos e a entrega de duas novas Unidades Básicas de
Saúde (UBSs). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Gabinete do
Prefeito, com a presença do secretário de Saúde, Dr. Flávio Brito.
O planejamento prevê a implantação do Novo Hospital Dia, que, após
readequação do projeto, passará a contar com a primeira UTI municipal e será
voltado ao atendimento cirúrgico, com ampliação dos serviços. O Hospital
Municipal Dr. Antonio Renato Cordeiro receberá o primeiro tomógrafo da rede
municipal e será referência para atendimento clínico de adultos e crianças. Já
a atual UPA será transformada no Hospital da Morada do Sol, com estrutura
ampliada para atendimentos de urgência e emergência. Além da ampliação da rede
hospitalar, a Prefeitura também investe no fortalecimento da atenção básica com
a entrega de duas novas UBSs.
As iniciativas têm como objetivo ampliar a capacidade da rede pública de saúde e acompanhar o crescimento de Indaiatuba, garantindo mais qualidade, eficiência e acesso aos serviços para a população.
O prefeito de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares (MDB), destacou a
importância dos investimentos para acompanhar o crescimento da cidade:
“Indaiatuba cresceu e a nossa estrutura de saúde tem de acompanhar este
crescimento para atender cada vez melhor a nossa população. Na minha
administração, já inauguramos a Nova Maternidade SUS e o PAPI, Pronto Atendimento
Pediátrico Infantil. Já estamos trabalhando para ter num futuro próximo, três
novos hospitais públicos, que transformarão o atendimento na saúde. Vamos
entregar no próximo mês a nova UBS 18, e em setembro a 19, que é a do Jardim
Bela Vista, enfim temos várias entregas. Mas o motivo dessa coletiva é
apresentar a vocês e a nossa população o nosso planejamento de atendimento
hospitalar a ser implantado em nossa cidade. Há tempos toda referência ficava
no HAOC. Entendemos que é muito pouco para o tamanho de Indaiatuba. Então,
discutindo com a nova equipe de Saúde, fizemos um planejamento que vai melhorar
significativamente o atendimento público hospitalar em Indaiatuba”, destacou o
prefeito.
De acordo com o secretário de Saúde, o planejamento foi reestruturado
para modernizar e organizar o fluxo de atendimento no município, garantindo
mais eficiência e qualidade nos serviços prestados.
O secretário de Saúde, Dr. Flávio Brito, explicou que as mudanças foram
realizadas a partir de uma reavaliação técnica dos projetos em andamento: “A
pedido do prefeito para reestruturar a saúde de Indaiatuba, para adaptar o
atendimento com o crescimento da cidade e melhorar a qualidade, analisamos o
que estava em andamento e fizemos alterações que vão transformar o atendimento
à saúde. Adaptando os projetos conseguimos dividir os atendimentos, deixando o
Hospital Dia para atendimento cirúrgico, o hospital Dr. Antonio Renato Cordeiro
para o atendimento clínico adulto e pediátrico e a UPA, que se transformará em
hospital para urgência e emergência. Com isso, o atendimento será dividido com
o HAOC e ampliado com ampla estrutura e serviços especializados. Com certeza
será um novo tempo para a saúde de Indaiatuba”, afirmou o secretário.
Entre os destaques está o Novo Hospital Dia, que passará por
reformulação no projeto para ampliar sua capacidade e especialização. A unidade
será voltada para atendimentos cirúrgicos e contará com a primeira UTI
municipal, com 10 leitos. O novo pavimento incluirá ainda 16 leitos de
enfermaria e a ampliação do centro cirúrgico. Com investimento de R$
11.237.827,66, a obra tem previsão de conclusão para setembro de 2027 e deverá
dobrar a oferta de atendimentos especializados.
Outro importante investimento é o Hospital Municipal Dr. Antonio Renato
Cordeiro, que terá 4 mil metros quadrados de área construída e investimento
superior a R$ 23 milhões, com previsão de entrega em dezembro de 2027. A
unidade contará com 58 leitos e será equipada com o primeiro tomógrafo
municipal, garantindo mais precisão nos diagnósticos. O hospital será voltado
ao atendimento clínico de adultos e crianças, dividindo a demanda com o HAOC. A
estrutura será distribuída em três pavimentos, com serviços de diagnóstico no
piso inferior, atendimentos de urgência e emergência no térreo e internação no
pavimento superior.
A transformação da UPA no Hospital da Morada do Sol também integra o
plano de expansão. A unidade, que está sendo projetada pela Secretaria de
Planejamento Urbano e Engenharia, a pedido da Secretaria de Saúde, será
destinada ao atendimento de urgência e emergência e já recebeu novos
equipamentos para qualificar o atendimento, incluindo ventiladores pulmonares,
monitores, desfibrilador e bombas de infusão, com investimento de R$
633.295,79. As melhorias visam ampliar a segurança e eficiência no atendimento
de casos mais graves.
O fortalecimento da atenção básica com a entrega de duas novas UBSs também
faz parte do investimento para o planejamento da saúde em Indaiatuba. A UBS 1
será mantida no Hospital Dia, o que possibilitará a implantação da UBS 18, com
inauguração prevista para 20 de junho e gestão compartilhada com a UniMax. Já a
UBS 19, localizada no Jardim Bela Vista, será entregue em setembro e contará
com oito consultórios médicos e dois odontológicos, ampliando a cobertura na
região. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população aos
serviços essenciais e fortalecer a atenção primária, porta de entrada do
Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - 13331-900 | Mapa do Site