Ambientação

O Projeto AMBIENTAÇÃO – Crescendo com o futuro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, sob a coordenação das Secretarias de Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

A realização desse Projeto se faz necessária, uma vez que contribui para o desenvolvimento das habilidades em nossos estudantes de observar, registrar, refletir e contribuir como cidadão para preservação e transformação do ambiente em que vive.

"O Homem como parte do universo interage em seu meio de maneira ampla. Toda natureza existente é também a sua, assim sendo, precisa assimilar-se e assimilá-la, compreendendo essa relação 'homem-natureza' dentro de seus mais variados aspectos".

O projeto é destinado a todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, gestores, coordenadores, professores, funcionários e toda a comunidade local. Neste ano de 2011 serão, aproximadamente, 18.000 alunos envolvidos pelo projeto que será organizado pelos alunos da Etapa II na Educação Infantil (crianças de, aproximadamente, 05 anos) e 4ª séries no Ensino Fundamental (crianças de, aproximadamente, 10 anos).

Segundo a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino os alunos deverão ser capazes de:

  • Observar e compreender a natureza como um todo dinâmico e integrado, sendo o ser humano parte dessa natureza e agente de transformações do mundo em que vive.
  • Saber utilizar conceitos científicos, procedimentos e atitudes partindo de elementos das Ciências Naturais para formular questões, buscar alternativas e propor soluções para problemas ou situações reais do cotidiano.

Temas que serão desenvolvidos

Trabalharemos pela Sustentabilidade, com os seguintes temas:

  • 1) Água
  • 2) Energia
  • 3) Resíduos
    • Lixo Verde – Ex. Galhos de árvores
    • Lixo Orgânico – Ex. restos de alimentos
    • Lixo inerte – Ex. materiais de construção, móveis descartados, etc
    • Lixo eletrônico – Ex. material eletrônico
    • Lixo reciclável – Ex. Garrafas pet, alumínio, papel, etc

Os temas deverão ser estudados, buscando soluções ambientais para uso racional dos mesmos, procurando diminuir o consumo e otimizar os recursos. No caso dos resíduos, devem ser apresentadas soluções para diminuí-los. Quando não for possível, deverão ser dadas soluções de reaproveitamento ou encaminhamento racional para estes. Tais soluções deverão ser implementadas na UE ou na comunidade em que a mesma estiver inserida, e seus resultados demonstrados dentro de um prazo estipulado.

LEMBRETE: Para ser Sustentável, precisamos ser:

  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável
  • Socialmente justo
  • Culturalmente aceito

Metodologia

Aspectos Pedagógicos:

Cada escola criará uma comissão de trabalho que será responsável por direcionar o trabalho dentro da unidade.

Todas as classes e funcionários deverão participar e conhecer o projeto da escola, tendo clareza das tarefas que alunos e professores devem cumprir dentro das etapas previstas no projeto e contribuindo para alcançar o objetivo comum traçado pelo grupo. As ações buscam levar o aluno à conscientização e a atitude responsável com relação ao meio ambiente. Em sala de aula, o trabalho do professor é direcionado por:

  • Levantamento do conhecimento prévio, das hipóteses dos alunos sobre o assunto abordado;
  • Apontamentos de quais conhecimentos os alunos desejam ampliar sobre o assunto abordado e/ou curiosidades sobre o tema (se as crianças não apresentarem sugestões o professor faz as inserções);
  • Trabalho com textos informativos/ vídeos/ exposições/ rodas de conversa/ leituras, etc., para busca de informações e esclarecimentos a respeito do assunto em questão;
  • Manipulação de materiais;
  • Realização de experiências;
  • Pesquisa sobre aspectos ainda pendentes, para aprimoramento do assunto;
  • Relatórios de trabalho (que podem ser construídos coletivamente em cada classe) expondo os conteúdos aprendidos, as descobertas realizadas, etc.

Além de todo o conhecimento, a ação-tarefa definida no projeto deve ser explorada, visando desenvolver o consumo consciente.

Serão avaliados nos projetos das escolas a organização, o registro de todas as atividades que fizeram parte do processo de desenvolvimento, o envolvimento de todos os segmentos da Unidade em tarefas definidas nas diferentes etapas, as ações desenvolvidas e fundamentalmente os resultados obtidos e comprovados ao atingirem a meta proposta (ou ao chegarem o mais próximo dela) conforme as informações abaixo:

Meta Proposta:

  • 5% de redução em cima do ponto de ocorrência no consumo médio de água;
  • 5% de redução em cima do ponto de ocorrência no consumo médio de energia;
  • Desenvolvimento de controle eficaz de todos os resíduos gerados na unidade.

Haverá premiação apenas para as escolas que tiverem seus Projetos avaliados como primeiro colocado em cada modalidade (Infantil ou Fundamental) em cada tema (Água, Energia e Resíduos). Portanto, haverá três primeiros colocados no Ensino Fundamental, um em cada tema e igualmente na Educação Infantil.

O encerramento do Projeto Ambientação 2011 acontecerá no dia 18 de junho, sábado, com uma caminhada no Parque Ecológico, e as escolas vencedoras receberão um selo de certificação durante o show promovido no evento Trilhas da Natureza, além de brindes para os alunos.