Ler Faz Bem

O Projeto "Ler faz Bem", é um grande incentivo à leitura, que além de envolver as escolas da Rede Municipal, também leva a leitura a diversos bairros de Indaiatuba.

A leitura é de suma importância no processo de formação do cidadão consciente e participativo, pois colabora para que as crianças aprendam a pensar, a questionar, a construir o seu conhecimento.

O hábito da leitura deve ser uma constante na vida do educando, para que ele seja um leitor apaixonado. É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador do livro.

Esta campanha visa à análise e o questionamento do ler como algo de vital importância no processo da produção textual, possibilitando e viabilizando a esse cidadão, o acesso às leituras, uma vez que a mesma não tem idade.

Ler faz bem...

Quem lê sabe mais, pensa melhor, compara ideias, prepara-se melhor, tem o que falar, tem o que responder, melhora o vocabulário,absorve experiência...

Esse projeto é composto pelas seguintes ações:

TURMA DA LEITURA

Professores da Rede Municipal de Educação visitam as escolas do município, praças, ambulatórios e instituições, levando a literatura a todos.

ETNIAS

Alunos de 1º ao 5º ano estudam as diferentes etnias através de livros sobre o tema, vídeos, pesquisas em ambiente virtual e outros recursos escolhidos e planejados pelos professores. Os alunos matriculados em escolas de período integral participam de um concurso cultural promovido pelos organizadores da FENUI – Festa das Nações Unidas de Indaiatuba, onde realizam apresentações de teatro e dança.

PRODUÇÃO – LIVRO VIRTUAL

Os professores trabalham com os alunos na criação de um livro virtual através da página da Fundação ORACLE (thinquest.org), um ambiente colaborativo, onde alunos e professores elaboram, promovem discussões, realizam votações e colaborativamente estruturam, desenvolvem e finalizam o livro.

PRODUÇÃO DE UM LIVRO ARTESANAL (para os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil)

As turmas escolhem um texto para ser confeccionado artesanalmente com os alunos, sob a inspiração dos inúmeros livros lidos. Em 2011, a exemplo de anos anteriores, esse material será exposto na V FEIRA LITERÁRIA.

Os alunos do Ensino Fundamental confeccionam cada um o seu próprio material escrito, sob a orientação dos professores. Para os alunos da Educação Infantil,são produzidos textos coletivos, por classe, tendo o professor como escriba.

Os professores escolhem o tipo de texto que será trabalhado com os seus alunos, respeitando os gêneros textuais previstos no currículo de cada ano/série ou etapa de ensino. Deve ser trabalhada a estrutura do texto atentando-se aos procedimentos de realização de rascunhos, revisando com eles as produções textuais e reescrevendo-as a partir de análises coletivas e individuais.

FEIRA LITERÁRIA

O encerramento do Projeto "Ler faz Bem 2011" acontecerá na V Feira Literária, promovida pela Secretaria Municipal de Educação no mês de outubro no Centro Esportivo do Trabalhador. Todos os pais e responsáveis pelos alunos, as escolas estaduais e particulares, faculdades, empresas, enfim, toda a população de Indaiatuba está convidada a prestigiar este evento.

A Feira Literária contempla exposições de todos os livros produzidos manualmente e virtualmente pelos alunos, além de apresentações musicais, teatros e dramatizações desenvolvidas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.