Programas e Projetos

Programa de Atendimento à 3ª Idade

Objetivo: Propiciar aos integrantes de Grupos de Terceira Idade atividades direcionadas á estimulo da memória, atividades físicas compatíveis, palestras visando abordagem comportamental, diálogo intergeracional, abordagem relacional, interação ecológica, reflexão existencial, lazer, socialização, interação inter grupos, encontros temáticos, incentivo ao voluntariado, conhecimento de recursos sócio-assistenciais do município e atividades voltadas ao conhecimento do corpo e a beleza existente no envelhecer com qualidade de vida.

Metodologia: Para desenvolvimento do Programa há de se considerar a continuação e implantação dos Projetos abaixo relacionados:

Projeto Vida Feliz

Objetiva a realização de atividades junto aos Grupos de Terceira Idade que recebem coordenação pelo Fundo Social de Solidariedade, mediante diagnóstico de interesse de cada Grupo.

Capacitação de Coordenadores de Grupos de Terceira Idade, incentivando a autonomia e a qualidade das atividades realizadas.

Interação entre Grupos de Terceira Idade independentes do Fundo Social de Solidariedade e os Coordenados pelo Fundo Social de Solidariedade.

Público Alvo: 680 integrantes de Grupos de Terceira Idade.

Projeto Temático

Objetiva a realização de eventos de interação entre os Grupos de Terceira Idade existentes no Município, utilizando-se para tanto das principais datas do Calendário oficial: Carnaval, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Primavera e Natal.

A valorização da pessoa humana e a importância da experiência vivida lembrada através dessas atividades de lazer é o foco desse Projeto.

Público alvo: 1030 integrantes de Grupos de Terceira Idade.

Projeto Miss Terceira Idade

Objetiva desmistificar o preconceito referente ao envelhecimento existente na sociedade, ressaltando a beleza do envelhecer com qualidade de vida e inserindo ações que busquem o incentivo a auto-estima da mulher da Terceira Idade, sendo portanto esse um fator relevante para a saúde física e psicológica.

O Projeto abrange a participação dos treze Grupos de Terceira Idade existentes no Município.

Parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Projeto Acqua Vitae

Objetiva a inclusão de usuários á partir de 55 anos de idade participantes de Grupos de Terceira Idade em atividades de hidroginástica , tomando caráter preventivo e curativo de enfermidades específicas dessa faixa etária , destacando-se também pelo seu caráter de socialização e lazer

Busca incentivar a reflexão sobre os males do sedentarismo, através de uma atividade prazerosa.

Capacidade de atendimento á 324 usuários através de doze turmas composta por vinte e sete participantes em cada turma

Parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

Projeto Beija Flor

Objetiva confeccionar e atender idosos e adultos de baixa renda com prescrição médica para uso de fraldas geriátricas descartáveis , como ação protetiva e preventiva na melhoria da qualidade de vida do idoso enfermo.

Desenvolve parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Propicia atendimento a 110 (cento e dez)usuários devidamente triados,com a confecção mensal de 3300 unidades .

O Projeto durante o transcorrer de seu tempo de execução e do sucesso no alcance de seu objetivo expandiu-se para a confecção de fraldas infantis para atendimento á crianças inseridas em creches municipais.

Como podemos te ajudar?